Mostrando postagens com marcador Arquidiocese de Natal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arquidiocese de Natal. Mostrar todas as postagens

Santa Cruz terá maior imagem católica do mundo

2 comentários

O município está construindo uma estátua de Santa Rita de Cássia de 42m que o colocará na rota nacional do turismo religioso

A maior estátua da América Latina está sendo construída no município de Santa Cruz – Rio Grande do Norte, que fica localizado a 120 km da capital. A imagem que possui 42 metros é o atrativo principal do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita erguido no alto do Monte Carmelo. Com quatro metros a mais que o Cristo Redentor, ela poderá ser comparada à Estátua da Liberdade, de 57 metros.

A idéia do Complexo surgiu numa parceria entre a prefeitura passada, do famoso Tomba e a Paróquia de Santa Rita de Cássia, com o objetivo de aliar o potencial turístico da cidade ao desejo da Igreja Católica de difundir a devoção à Santa. Segundo Padre Aerton Sales, vigário geral da paróquia, o interesse da igreja era de ceder o terreno do Monte Carmelo para a construção de algo que valorizasse a padroeira da cidade. A partir daí a prefeitura desenvolveu o projeto e o encaminhou às esferas federal e estadual para a viabilização do Complexo.

O investimento inicial da obra está orçado em 3,77 milhões de reais, patrocinados pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal. O Complexo terá além do monumento, área para eventos com capacidade para 300 pessoas, banheiros, restaurantes, estacionamento, e stand destinados à comercialização de artigos religiosos. A moldagem da santa está em andamento desde janeiro de 2008 e deverá ser inaugurada no próximo mês de maio. Até o fechamento desta matéria a estátua encontrava-se em suas fases finais, com cerca de 95% de sua construção concluída.

De acordo com o arquiteto autor da imagem Alexandre Azedo, o ideal seria inaugurar a obra agora no fim de abril, pois seria um mês de comemoração, já que se inaugurada dia 22 de abril totalizaria um mês antes do dia da santa, 22 de maio. Mas parece que essa data ficará só nas especulações, tão logo percebe-se que detalhes importantes que merecem tempo e atenção especiais faltam ser concluídos. O projeto completo ficará pronto no segundo semestre de 2009.

Diante de tamanho investimento, a população espera que o retorno traga benefícios para a cidade, como empregos diretos e indiretos, valorização da região e desenvolvimento social. A vendedora de artigos religiosos Maria Verônica diz que a expectativa é grande, mas que na sua percepção não viu ainda quase nenhuma mudança, “As pessoas estão colocando muita fé nesse projeto dessa santa, tanto o comércio daqui quanto as pessoas de fora estão pensando em depositar seus investimentos aqui na cidade”.
Fonte: CatólicaNet

Dom Matias ordenará cinco diáconos

0 comentários

Foto: Cacilda Medeiros
Luís Paulo, Severino e Iranildo diáconos serão ordenados, dia 25


Iranildo Augusto de Assis, Luís Paulo da Silva, alunos do Seminário de São Pedro, e Izanildo Cordeiro Araújo, Mário Marinho da Silveira e Severino Faustino Sobrinho, alunos da Escola Diaconal Santo Estevam, receberão a ordem do diaconato, dia 25 próximo, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, pela imposição das mãos e oração consecretória do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Iranildo e Luís Paulo concluíram o Curso de Teologia e serão ordenados diáconos, em preparação ao sacerdócio. Os outros três serão diáconos permanentes.

Iranildo Augusto é natural de Macaíba e, atualmente, faz trabalho pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; Luís Paulo, natural de Baía Formosa, está atuando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba; Izanildo atua na Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim; Mário, na Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras e Serrinha, e Severino, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros.A partir do dia 25, a Arquidiocese de Natal contará com 41 diáconos permanentes.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Seminário abre ano letivo com 75 anos

0 comentários

O Seminário de São Pedro (foto), da Arquidiocese de Natal, abre o ano letivo dia 19 de fevereiro. Antes das aulas começarem, de 20 a 24, os seminaristas participarão de um retiro, em Emaús, que terá como pregador o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales. A aula inaugural do ano letivo será dia 27, no auditório do Seminário.

Dia 15 de fevereiro, o Seminário completa 90 anos de fundação. Ele foi fundado por Dom Antônio dos Santos Cabral, quando a Diocese tinha apenas dez anos de criação.
Diferentemente do início, quando tinha apenas 12 alunos, o Seminário São Pedro conta, hoje, 90 anos depois, com 75 alunos, sendo 10 no Propedêutico, 15 no Curso de Filosofia, 48 em Teologia e dois estudando em Roma. “Neste número também estão incluídos seminaristas das Dioceses de Caicó (RN), Bonfim (BA) e Palmeira dos Índios (AL), que estudam aqui”, explica o vice-reitor, Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz.

Foto: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal

Missão Centenária acontecerá dia 29

0 comentários

As paróquias da Arquidiocese de Natal realizarão a primeira “Missão Centenária”, dia 29 próximo. Durante este ano, todos os meses, no dia 29, serão realizadas atividades, nas paróquias, intituladas “Missão Centenária”, em comemoração aos cem anos de criação da Diocese.

Para o mês de janeiro, a Arquidiocese produziu um subsídio e um cartaz, para serem utilizados nas comunidades. As paróquias podem adquirir exemplares do subsídio e do cartaz, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, das 8 às 14 horas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Batista Lima se apresenta em Canguaretama

0 comentários

O show-testemunho do cantor Batista Lima, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, será realizado dia 31 próximo, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes. As senhas estão sendo vendidas, antecipadamente, ao preço de cinco reais, na secretaria paroquial. No dia do evento, custará dez reais.

Batista Lima ficou conhecido como vocalista da Banda de Forró Limão com Mel. Depois de uma doença e de quatro “avisos divinos”, como ele mesmo define, Batista se converteu. Em seu site (www.batistalima.com.br), ele diz que, hoje, tem a missão de “cantar e louvar ao Senhor; dar testemunho da sua vida para os jovens, principalmente para aqueles que estão embriagados pelas drogas, prostituição, adultérios, bebidas alcoólicas e músicas obscenas; conhecer e praticar o Evangelho todos os dias”. Recentemente, lançou o CD “O Farol”, com 12 músicas religiosas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Celebração solene abre Ano Jubilar do Centenário da Diocese de Natal

0 comentários

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, abriu oficialmente o Ano Jubilar do Centenário de Criação da Diocese, segunda-feira, dia 29 de dezembro, diante de uma multidão de milhares fiéis, no Espaço João Paulo II. A solene celebração eucarística contou com a presença de 110 Padres, 25 diáconos permanentes e representações de todas as paróquias, da capital e do interior, e mais de dois mil Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Na ocasião, o Arcebispo Dom Matias concedeu aos Ministros um novo mandato, com duração de dois anos, mediante a entrega das carteiras de identificação de cada um deles. As carteiras foram entregues aos Párocos e Administradores das paróquias e Áreas Pastorais, que repassarão aos seus respectivos Ministros.

Além de ser o Ano Jubilar, 2009 também é o “Ano da Catequese”, a ser aberto no próximo dia 17, em solenidade que também marcará o encerramento do Ano da Juventude, vivenciado em 2008, e do IX Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que será aberto dia 11 deste mês. O triênio do centenário foi aberto em 2007, com o Ano da Família.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Santos Reis pede melhorias para festa

0 comentários

Moradores e a presidência do Conselho Comunitário de Santos Reis estão insatisfeitos com a estrutura que foi oferecida para a tradicional Festa dos Santos Reis, celebrada há mais de um século na cidade e, oficialmente, desde que o bairro foi fundado há 57 anos, completados em 2009. Com a festa profana tendo sido iniciada na sexta-feira passada, os participantes deram de cara com um palco montado do lado esquerdo da Capela dos Reis Magos, visivelmente menor que nos anos anteriores e uma programação festiva com poucos artistas. Sequer a programação artística do dia 6, na terça-feira que vem, foi definida.

Os moradores acreditam que a festa está deixando muito a desejar. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário do bairro, Jair Cota, embora os ofícios de solicitação de apoio logístico e patrocínio tenham começado a ser enviados aos órgãos da Prefeitura de Natal a partir de setembro do ano passado, somente no dia 23 de dezembro é que a Prefeitura fechou uma ajuda, com montagem do palco e contratação de artistas como Carlos Zens, Galvão Filho, Rafael e Pagode do Debinha.

‘‘Como só conseguimos tardiamente algum tipo de ajuda, ficou prejudicada até a divulgação do evento e programação da festa’’, lamentou Jair Cota. Segundo ele, ontem à noite estava prevista a visita do recém-empossado presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), César Revorêdo, para quem - informou à reportagem - que iria solicitar a montagem de um palco maior e aquisição de mais atrações artísticas. ‘‘Estou muito decepcionada com essa festa desse ano. E só conseguimos alguma coisa por causa da mídia. De dois anos para cá, a coisa veio caindo, em termos de palco e estrutura e artistas para fazer shows’’, complementou a moradora Maria das Graças de Souza, 60, que desde 1957 se mudou para o local, filha de dona Angelina, já falecida, uma das fundadoras da tradicional Festa de Santos Reis.

Vivendo também há 50 anos no bairro, Vilma Paiva, 63, aposentada, disse que a Festa de Santos Reis deveria ter estrutura e importância no calendário turístico de Natal, tanto quanto tem a Festa de Santana em Caicó. ‘‘Merecia mais atenção do Estado e da Prefeitura, uma festa que não deixa de ser também a celebração do nascimento da cidade. Estou esperando duas famílias de fora do Estado e me envergonha que eles vejam tamanho descaso’’, disse ela.

De acordo com padre Gilmar Pereira de Castro a pouca estrutura na festa profana não tem afetado a devoção dos fiéis. ‘‘A participação está muito boa. Todas às noites e nos novenários pela manhã cedo estão ocorrendo e à medida em que o dia 6 se aproxima, a gente acolhe muitos peregrinos, devotos e paroquianos de outras localidades de Natal’’, disse ele, lembrando também que esse ano, por conta da falta de espaço na praia - por conta de obras mais recentes - a procissão de Santos Reis, às 16h30, na terça-feira que vem ocorrerá, será feito o percurso e a missa será celebrada por trás da Igreja de Santos Reis, na Avenida Café Filho.
Fonte: DN Online

Acordo entre Igreja e governo regulamenta decreto de 1890

0 comentários

Foto: José Cordeiro

O documento foi assinado dia 13 de novembro, em Roma, depois de um encontro do Papa Bento XVI com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um documento de 20 artigos, a Santa Sé e a República Federativa do Brasil firmaram um acordo, com força jurídica de um tratado internacional, no dia 13 de novembro último, em Roma, Itália. O documento foi assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, representando a Santa Sé, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.
O documento foi assinado logo depois de um encontro do Papa Bento XVI com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no escritório do Santo Padre. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Geraldo Lyrio Rocha, destaca que o acordo tem, como grande elemento, o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica no Brasil. “O documento não traz privilégios para a Igreja Católica e nem discrimina outras confissões”, afirma o presidente da CNBB.
Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese prepara paróquias para a CF 2009

0 comentários

Os agentes pastorais que coordenarão a Campanha da Fraternidade 2009, nas paróquias, participarão de um treinamento, dias 13 e 14 deste mês, das 8 às 16 horas, na Casa dos Filhos de Santana, localizada na Av. Prudente de Morais, no Tirol, em Natal. No dia 13, o encontro será para as pessoas das paróquias do interior e, no dia 14, para Natal e grande Natal. O encontro será assessorado pelo secretário nacional da CF, Pe. José Adalberto Vanzella. Podem participar três pessoas por paróquia.

A coordenação arquidiocesana pede que confirmem presença até o dia 10 de dezembro, com Táfnes Nóbrega, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral ou pelo telefone: (84) 3615-2800, no horário das 8 às 12 horas. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de dez reais, por pessoa.

Em 2009, a Campanha terá como tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e como lema: “A paz é fruto da justiça”.


Fonte: CNBB NE 2

Meta da Natal de Todos é coletar 25 mil peças de roupa

0 comentários

A Arquidiocese de Natal e as empresas Botton promovem, em parceria, a quinta edição da Campanha Natal de Todos, neste período que precede os festejos natalinos. O lançamento ocorreu na última terça-feira, às 8h30, no Casa do Menor Trabalhador, com a meta de arrecadar 25 mil peças de roupas usadas. “Na campanha anterior, a meta era de 20 mil peças e conseguimos 23 mil. Neste ano, aumentamos para 25 mil”, explicou o Diác. Francisco Teixeira, articulador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários, SEAPAC.

Engajam-se na campanha, prestando apoio, o atleta pára-olímpico Clodoaldo Silva, a empresa Destaque, Nutriday e SESI. Clodoaldo entra como “Garoto Propaganda”, já pelo terceiro ano consecutivo. A campanha consiste na doação de peças de roupas usadas, em bom estado de conservação, que podem ser entregues na Casa do Menor Trabalhador, nas Lojas Botton e na Arquidiocese de Natal. Quem fizer doação de quatro peças de roupas, nas lojas Botton e comprar duas peças, ganha a terceira peça.

Neste ano, a campanha tem uma particularidade. As roupas servirão para dinamizar o Projeto Social da Casa do Menor Trabalhador. Estilistas das lojas Botton, com apoio do SENAI, darão curso de Customização (remonte de roupas usadas) para os alunos da instituição. As peçass remontadas serão vendidas e, com os recursos, será criada uma Escola de Musicalização, na Casa do Menor Trabalhador.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Notícias breves

0 comentários

* Paróquia e Canção Nova fazem Kairós
O Pe. Alcimário Pereira de Oliveira receberá o título de pároco da Paróquia do Cristo Ressuscitado, de Ponta Negra, em Natal. A provisão será lida no dia 16 próximo, durante a missa, às 7 horas, na Igreja Matriz.
Neste mesmo dia, a Paróquia, em parceria com a Comunidade Canção Nova, promove um Kairós, com o tema: “Juventude orando com poder”. O evento acontecerá a partir das 9 horas, no pátio da Igreja Matriz, com entrada franca. e terá participação do Pe. Bruno Costa e Adriano Gonçalves, ambos da Canção Nova. A programação, entre outras atividades, constará de palestras, apresentação de dança contemporânea, com o Ministério Yeshua, de Neópolis, e apresentação teatral, a cargo da Paróquia de Ponta Negra. Às 18 horas haverá celebração eucarística.

* Dom Matias visita Itália e Terra Santa
O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, chega a Roma, neste domingo, dia 2, depois de ter participado de um encontro de Novas Comunidades, em Assis, Itália. Amanhã, dia 3, Dom Matias participa da solenidade de reconhecimento da Canção Nova como Associação de Fiéis Internacional de Direito Pontifício.
Dom Matias também se encontra com os padres e seminaristas que estudam em Roma. No próximo dia 5, o Arcebispo viaja à Terra Santa, em Peregrinação. Ele retornará à Arquidiocese no dia 13 deste mês.

*
Parque das Dunas faz peregrinação
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal, organiza peregrinação ao estado do Ceará, saindo no dia 14 e retornando no dia 16 deste mês. No percurso, os peregrinos visitarão o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, e a cidade de Canindé. O pacote, incluindo transporte e hospedagem, custa R$ 150,00.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre natalense vai em missão para a Diocese de Bonfim

0 comentários

Foto: Cedida
O Pe. Francisco de Assis Rodrigues Lima, do clero de Natal, viajará para a Diocese de Bonfim (BA), dia 22 deste mês. Lá, ele permanecerá em missão, por dois anos. Segundo o Pe. Francisco, o desejo de colaborar com aquela diocese baiana surgiu quando ele ainda era seminarista. Na época, ele foi passar uns dias em Bonfim, para colaborar com o trabalho na cúria e percebeu que o número de sacerdotes era pequeno para atender à demanda da Diocese. Depois, o bispo, Dom Francisco Canindé Palhano, oficializou o pedido ao Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, para que o Diác. Francisco Lima, ao ser ordenado padre, pudesse passar um tempo, em missão, na Diocese de Bonfim. Às vésperas da viagem para a Bahia, o Pe. Francisco diz que está cheio de esperanças para trabalhar junto ao povo de Deus. Lá, ele assumirá uma paróquia, será mestre de cerimômias e ficará responsável pela liturgia da Diocese.

Pe. Francisco Lima é natalense, nascido em 4 de maio de 1979. Toda preparação para o sacerdócio foi feita no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal. Foi ordenado padre, dia 7 de outubro passado, juntamente com mais nove colegas, na Catedral Metropolitana, por Dom Matias Patrício de Macêdo.

A Diocese de Bonfim está situada no nordeste do estado da Bahia. Foi criada em 1933 e está ligada à Província de Feira de Santana. É formada por 25 municípios, 24 paróquias e um clero formado por 33 padres, entre religiosos e diocesanos. Tem uma extensão territorial de 33.600 quilômetros quadrados e uma população de, aproximadamente, 700 mil habitantes. Desde novembro de 2006 é governada por Dom Francisco Canindé Palhano, que, quando eleito bispo, pertencia ao clero da Arquidiocese de Natal.

Pe. Francisco Lima atuará na Diocese de Bonfim (BA)


Fonte: Arquidiocese de Natal

Festa da padroeira enfatiza eventos e o retorno da imagem à Pedra do Rosário

0 comentários

Foto: Cacilda Medeiros Militares conduzem a imagem para a Catedral, em meio aos fiéis

Os fiéis devotos de Nossa Senhora da Apresentação começaram hoje (11), a celebrar e viver a festa da padroeira da Arquidiocese e da Cidade do Natal.


Celebrada, pela primeira vez, em 1753, a festa é uma tradição de mais de dois séculos e meio. Originalmente, era celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Praça André de Albuquerque.

Em 2008, completam-se 255 anos de devoção, que os fiéis vivenciam participando das procissões, caminhadas matinais, novenas, missas, pregações e bênçãos, na programação religiosa, e atividades sócio-culturais, na programação social. Neste ano, o tema e o lema da festa e das pregações, no novenário, contemplam o triênio do centenário da Diocese e o Documento de Aparecida. O tema é: “O Senhor nos escolheu e nos enviou em missão”, e o lema: “Com Maria, vamos ao encontro de Jesus”.

A festa será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.


Informações:
Arquidiocese de Natal

Calendário da Arquidiocese de Natal/2009

0 comentários



CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA AMPLIAR!

Paróquia atende apelo de Documento de Aparecida e reúne universitários

0 comentários

Foto: José Bezerra
Cerca de 70 pessoas, entre universitários e graduados, participarão da primeira Assembléia Universitária, promovida pela Paróquia de São Francisco de Assis, que abrange os municípios de Lagoa de Pedras e Serrinha, na Arquidiocese de Natal. A assembléia acontecerá no dia 9 de novembro, das 8 às 16 horas, no Complexo Administrativo Maria Cícera dos Santos, em Serrinha, e abordará os temas: “Interdisciplinaridade e formação permanente” e “desafios da ética pós-moderna”. O encontro é organizado por uma equipe de sete universitários da Paróquia, coordenada pelo administrador paroquial, Pe. Matias Soares.

Segundo ele, há algum tempo, uma equipe de sete universitários da Paróquia de São Francisco de Assis, vem se reunindo para trocar idéias e estudar. Foi desta equipe, a idéia de promover a primeira Assembléia Universitária Paroquial. “Nós estamos atendendo a um apelo do Documento de Aparecida e, também, nos inspiramos nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil”, explica o Pe. Matias.

Depois da Assembléia, a equipe organizadora pretende oficializar a criação da Pastoral Universitária, na Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras e Serrinha.


Arquidiocese recebe visita das relíquias de Santa Margarida Alacoque

0 comentários

Quatorze paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Natal receberão a visita das relíquias de Santa Margarida Maria de Alacoque, que estão peregrinando pelo Brasil. A peregrinação é organizada pela TV Século 21 e a Associação do Senhor Jesus, de São Paulo, e tem por objetivo consagrar a nação brasileira ao Sagrado Coração de Jesus. Em Natal, a organização da peregrinação é da Comunidade de Casais Vida Nova.

No território da Arquidiocese, as relíquias chegarão no dia primeiro de novembro, às 9 horas, na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Redondo. Às 18 h, serão recebidas pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, onde permanece até o dia 3, quando irá para a Área Pastoral de Passa e Fica. No dia 4, chegarão à Paróquia de Canguaretama; no dia 5, em Goianinha; dia 6, São José do Mipibu; dia 7, à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, em Natal; dia 8, Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal; dia 9, às 10 horas, chegarão à Catedral Metropolitana de Natal; dia 10, irão a cidade de Riachuelo; dia 11, Ceará-Mirim, dia 12, João Câmara; dia 13, Macau e, no dia 14, o encerramento da peregrinação acontecerá na cidade de Pendências. Depois, as relíquias serão conduzidas para a Diocese de Mossoró. "Por onde as relíquias passam, muitas bênçãos têm sido derramadas e cremos que o mesmo acontecerá em nossas comunidades", diz o vigário geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales. Ele orienta que em cada paróquia que receberá as relíquias seja preparada uma programação especial. "Cada paróquia deve montar sua programação. Sugerimos que sejam realizadas procissões, carreatas, vigílias, adorações e missas. Temos, também, à disposição, um filme e palestras sobre a vida de Santa Margarida e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus", comenta o Pe. Aerton.

As relíquias são um ossário que contém parte do joelho esquerdo e duas costelas de Santa Margaria. De nacionalidade francesa, Santa Margarida nasceu em 1647 e morreu em 1690. Entrou para o Mosteiro das Visitandinas ainda criança e fez profundas experiências místicas com o Coração de Jesus, através da Sagrada Eucaristia. Ela foi beatificada em 1864 e canonizada em 1920. Foi Santa Margarida Maria Alacoque quem difundiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a partir do século XVII.

Mais informações:
. Pe. Aerton Sales - Vigário Geral da Arquidiocese: (84) 3615-2800 / 9985-6513
. Sid Fonseca - da organização local da peregrinação: (84) 3231-2354 / 9982-0082
. Cacilda Medeiros - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese: (84) 3615-2800 / 9968-6507
. José Bezerra - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese: (84) 3615-2800 / 9982-9723



Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Flávio assume função na Basílica de São Pedro

0 comentários

O Pe. Flávio José de Medeiros Filho, do clero da Arquidiocese de Natal, assumiu a função de Cerimoniário da Basílica de São Pedro, em Roma, onde se encontra concluindo estudos. “Nossa função é preparar e realizar a liturgia extra-pontifícia, do famoso Cabido dos Cônegos”, explica o Pe. Flávio. Ele assumiu a função no dia 14 de setembro deste ano, a convite do Vigário Geral do Santo Padre para a cidade do Vaticano. Mesmo não sendo o cerimoniário do Santo Padre, ele diz que, no fim de tudo, “essa liturgia é um serviço ao Santo Padre, pois a atividade litúrgica que se celebra pelo clero de São Pedro tem como primeira finalidade rezar pelas intenções do Papa e, ao mesmo tempo, concretizar a bela e envolvente liturgia querida pelo Vaticano II, de modo que o peregrino da Basílica de São Pedro se sinta envolvido pelo fascínio e decoro das celebrações”.

Além da função de Cerimoniário, o Pe. Flávio também é assistente de formação do Pré-Seminário Santo Pio X, da Cidade do Vaticano. “A tarefa me foi confiada desde a minha ordenação sacerdotal, em agosto de 2005”, diz o Pe. Flávio. Ele esclarece que o Pré-Seminário não pertence à Diocese de Roma, mas ao Santo Padre e ao Cabido da Basílica Vaticana. “É de nossa responsabilidade o acolhimento e encaminhamento de centenas de sacerdotes e bispos que a cada manhã vêm a São Pedro, com ou sem peregrinações, para celebrar a Santa Missa nos vários altares da nova Basílica”, esclarece.

Padre Flávio José é natural da cidade de Acari, onde também foi ordenado, mas pertence a Arquidiocese de Natal.

Paróquia inaugura Centro Pastoral na festa da padroeira

0 comentários

O Pároco de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta, Mons. Agnello Dantas Barretto, definiu para 21 de novembro a data da inauguração do Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales. A data coincide com o dia da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese de Natal e da Antiga Catedral. Para a inauguração, serão convidados o Arcebispo Emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, que empresta o nome ao Centro, e familiares, o Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo, além dos padres da Arquidiocese.

A obra custará 950 mil reais, 80% dos quais já foram pagos à Construtora Dias, contratada para o serviço. Além disso, também haverá um custo de cera de 110 mil reais para mobilizar e equipar o Centro Pastoral. “Necessitamos, urgentemente, da colaboração de nossos paroquianos, pois não temos nenhuma ajuda externa, nem governamental nem de instituições do exterior”, diz o Pároco, Mons. Agnello. As doações poderão ser feitas, espontaneamente, nas coletas das missas na Antiga Catedral ou diretamente na Secretaria paroquial.

Arcebispo criará mais uma Paróquia

0 comentários

Foto: cedida
Igreja do Divino Espírito Santo, em Vera Cruz
A Área Pastoral do Divino Espírito Santo, de Vera Cruz, será transformada em paróquia, na próxima segunda-feira, dia 20, às 19h30, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Na ocasião, será a lida a provisão assinada pelo Arcebispo nomeando o Pe. Flávio Bezerra da Silva como o primeiro administrador paroquial de Vera Cruz.

A nova Paróquia será desmembrada da Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José do Mipibu. Além da Igreja Matriz, a Paróquia de Vera Cruz contará, em seu território, com oito capelas.

A partir de agora, a Arquidiocese de Natal contará com 72 paróquias.

Paróquias de Petrópolis e Tirol empossou novos párocos

0 comentários

As paróquias de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, do Tirol, e Nossa Senhora de Lourdes, de Petrópolis, Natal, tiveram mudança de pároco, no início de outubro. Dia seis, o Pe. Charles Dickson de Macena assumiu a função de Pároco de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, do Tirol. A celebração da missa de posse foi às 19h30, na Igreja Matriz.

O Pe. Robério Camilo da Silva assumiu a função de Pároco de Nossa Senhora de Lourdes, de Petrópolis, no dia nove, às 19h30, na Matriz. Junto com a Paróquia, o Pe. Robério também assumiu a comunidade de Mãe Luiza, onde continua desenvolvendo o trabalho social iniciado pelo Pe. Sabino Gentile, de saudosa memória, e seqüenciado pelo Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior. A posse do Pe. Robério também ocorreu durante a celebração da missa, na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, de Petrópolis.


Fonte: Arquidiocese de Natal