Mostrando postagens com marcador Jardim do Seridó. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jardim do Seridó. Mostrar todas as postagens

Igreja celebrou Solenidade de Corpus Christi

0 comentários

Nesta quinta-feira, 11, a Igreja no Brasil celebrou uma das solenidades mais importantes do Cristianismo. Trata-se da festa de Corpus Christi, celebração dedicada ao corpo de Cristo, reconhecida mundialmente pela confecção de tapetes que expostos em ruas, avenidas, praças.
Em Jardim do Seridó, os tapetes começaram a ser confeccionados às 5h e teve seu termino, aproximadamente às 10h30. Como nos diz a tradição, todos os anos os responsáveis pela confecção do tapete são alguns jovens da Pastoral da Juventude e jovens que ainda não participam da referida Pastoral.
O atual Pároco da Paróquia, Padre Joaquim, junto ao Vigário Paroquial, Padre Jocimar Domiciano, celebraram às 16h, a Santa Missa de Solenidade de Corpus Christi, seguida da maior de todas as procisões, a Procissão com o Corpo de Cristo nas ruas e avenidas da Cidade Jardim Seridoense. Como todos os anos, as bençãos foram realizadas em duas casas, determinada desde anos atrás, sendo a terceira no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, com a benção de toda a cidade.

Irmãs realizaram Encontro Vocacional

0 comentários

Na manhã de hoje (17), após a missa dominical, as irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena realizaram um Encontro Vocacional, na Casa das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena em Jardim do Seridó.

O encontro foi realizado com a presença de vários jovens da Paróquia. No referido encontro foi feita muita animação com músicas católicas, um momento para se conhecerem entre si, depois houve um momento de oração da manhã com cânticos e orações.

Logo após, foram distribuídos papéis com versículos bíblicos relacionados ao chamado que Deus faz para cada um de nós, depois os temas foram trocados entre si e cada um procurou um lugar reservado e silencioso para refletir sobre aquele texto bíblico e responder umas perguntas propostas. Ao retornar desse momento, foi feito um lanche e prosseguiu o encontro com a apresentação das respostas e experiências tidas enquanto estavam no local reservado. Continuando assim o encontro com uma breve palestra feita pela Irmã Lurdes, falando sobre a Vocação, ou, o Chamado.

Além de tudo isso, foi realizada uma adoração ao Santíssimo Sacramentado na Capela, onde foram feitos louvores, pedidos e agradecimentos através de palavras e músicas. Terminando assim o encontro com o almoço e uma avaliação realizada pelos jovens participante, apresentando os pontos negativos e os pontos positivos.

Segundo Irmã Lurdes, esse Encontro Vocacional realizado na data de hoje, foi o primeiro de muitos que virão pela frente se Deus nos permitir. Então, você que tem dúvidas sobre sua vocação, ou é vocacionado(a) para a Vocação Sacerdotal, Matrimonial Religiosa, entre outras. Procure as Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.

Semana Santa 2009 - Jardim do Seridó-RN

0 comentários

07/04 – Terça-feira Santa
15 às 17 horas: Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Confissões individuais.
19:00 horas: Santa Missa.

08/04 – Quarta-feira Santa
06:30 horas: Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
15:30 horas: Confissões individuais na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.
19:00 horas: Via-Sacra na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

09/04 – Quinta-feira Santa
08:00 horas: Missa do Crisma (“dos Santos Ólhos”) na Catedral de Sant’Ana, em Caicó.
17:00 horas: Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lavapés, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, adoração ao santíssimo Sacramento até as 24h.
19:30 horas: : Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lavapés, na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.

10/04 – Sexta-feira Santa
15:00 horas: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, Procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, encerrando-se com o Sermão da Cruz e início do Grande Silêncio.
19:00 horas: Via-Sacra, na Vila do Catururé e na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.

11/04 – Sábado Santo
22:00 horas: Solene Vigília Pascoal, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

12/04 – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
09:00 horas: Batizados na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
16:30 horas: Missa da Ressurreição, na Vila do Catururé e na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.
19:00 horas: Missa da Ressurreição, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na intenção de todos os dizimistas, vivos e falecidos, de nossa Paróquia.


HORÁRIOS DA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
09/04 – Quinta-feira Santa
19h – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
20h - Associação Nossa Senhora da Rosa Mística e Legião de Maria
21h - Pastoral do Dízimo
22h – ECC
23h – Grupo de Jovens e crismandos

10/04 – Sexta-feira da paixão
06h - Conselho, Conferências Vicentinas e famílias assistidas
07h- Apostolado da Oração
08h - Pia União de Santa Teresinha
09h – Crianças da catequese da Primeira Eucaristia e da IAM
10h – Adoração individual
11h – Movimento das Capelinhas e EVP
12h – Setores Missionários
13h – Coroinhas
14h – Adoração individual

EM DECISÃO POLÊMICA, BISPO JARDINENSE PUNE PADRE POR DESVIOS DE FUNÇÕES

0 comentários

O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, esclareceu na tarde de ontem (23) que a punição aplicada ao padre Nilson Nunes, da Paróquia de Cacimba de Dentro, no Brejo da Paraíba, não tem abrangência mundial, como a imprensa está noticiando. Segundo ele, o sacerdote não pode exercer o ministério sacerdotal em qualquer parte do Brasil.

Dom Lucena afirmou que não há possibilidade de reconsiderar a punição aplicada ao Padre Nilson, alegando que ele desviou-se das suas funções sacerdotais ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado. “Enquanto estiver secretário ele não exercerá o seu ministério sacerdotal”, afirmou.

O bispo explicou que outros sacerdotes da Igreja Católica exercem funções alheias ao seu ofício na Igreja porque, no passado, foram feitas concessões, como a Luiz Couto, Frei Anastácio, Frei Marcelino, Padre Levy. A rigor, portanto, a Igreja não permite que um sacerdote assuma qualquer outra função a não ser a que a ele foi destinada pela Igreja.

Explicou o bispo: “O padre se ordena e recebe a sua missão evangélica, celebrando, tomando conta de uma comunidade”. Qualquer atividade fora do que lhe é atribuido pela Igreja configura-se desfio de função sacerdotal, o que não é permitido pela igreja.

Dom Lucena tornou-se bispo no ano passado após atuar como padre, na região Seridó e ter sido administrador diocesano em Caicó, com a transferência de Dom Jaime Rocha para Campina Grande.


Fonte: DN Online

IAM realizará a sua abertura amanhã

0 comentários

IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizará amanhã (21), o encontro de abertura, às 09h, no Plenário João Paulo II, localizado no interior do Centro Pastoral Coração de Jesus.

No referido encontro terá brincadeiras, dinâmicas, amigos, evangelização e muito mais. Participe dessa POM (Pontifícia Obra Missionária) e seja feliz com Jesus.

“Saiba que você é uma pérola preciosa para Jesus e para nós. Venha!
Participe! E faça amigos, porque aqui, crianças ajudam e evangelizam crianças. A
sua presença faz a diferença. Um abração do tamanho do Amor de Jesus para com
você.”

(A Coordenação)

Deus fez tudo isso para Você

0 comentários

Procura por Deus?
Não está vendo?!
Então abram os olhos!
Encontrou?!
Ainda não?!
Pois olhe abaixo:
Deus fez tudo isso para VOCÊ!
Não é apenas uma foto!
É uma obra!
Não humana, mas Divina!
Não acredita?!
Pois abram os seus olhos da Fé!
Pois:
"Os olhos humano não são capaz de ver DEUS com a mesma capacidade dos olhos da FÉ"


*No detalhe: Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Jardim do Seridó - RN

Carnaval é no Mangueiral em Jardim do Seridó-RN

0 comentários

Clique Aqui! para ver o vídeo!

Enquanto no Seridó está quente, em Natal tá frio

0 comentários

Fotos: Matheus Araújo
Momentos da chuva em Natal
Isso mesmo. Enquanto ns cidades do seridó está quente, na capital do Rio Grande do Norte, Natal, amanheceu hoje (16) chuvendo e fazendo um frio bom. Mas, para quem segue a previsão do tempo não achou novidade, pois a mesma mostrava a possibilidade de chuvas com 16 mm, e mostra ainda que até quarta-feira ainda virão muito frio e chuva.
Já em Jardim do Seridó, tem a possibilidade de chuver amanhã e quinta-feira, só 1mm e a temperatura pelo menos tem uma baixa hoje e em alguns dias. Mas é sempre bom lembrar que previsão é previsão e o que temos a fazer é rezar e depois agradecer pelas chuvas, pois só Deus sabe quando e quanto mandar de chuvas.
Se quiser saber a temperatura e possibilidades de chuvas de sua cidade com detalhes Clique Aqui ou acesse http://www.tempoagora.com.br/.

Hagiografia de São João de Deus

0 comentários

Conheça a hagiografia (tipo de biografia que consiste na descrição da vida de algum santo, beato ou servo de Deus) de São João de Deus, santo a qual foi dedicada a capela que será construída nas dependências do Hospital-Maternidade Dr. Ruy Mariz em Jardim do Seridó.

São João de Deus




Nasceu em 8 de março de 1495 em Monteoro Novo, Evora, Portugal. Ele foi criado trabalhando como um pastor de ovelhas e teve uma juventude bem selvagem na Europa como soldado e mercenário. Teve também alguns períodos de insanidade .Quando tinha 40 anos ele teria tido uma visão e sentiu grande remorso pelo que tinha sido como soldado. Deixou o exército e alugou uma casa em Granada, na Espanha e começou a cuidar dos doentes, pobres, dos sem casa e dos abandonados.

Como pastor teve imenso tempo para meditar sobre o que Deus quereria da sua vida. Quando decidiu, aos trinta e oito anos, que deveria ir para África para resgatar cristãos cativos, deixou tudo para trás e dirigiu-se ao porto de Gibraltar. Estando na doca à espera do seu navio, encontrou uma família visivelmente triste e desgostosa. Tendo descoberto que eram uma família nobre que partia para o exílio em África devido a intrigas políticas, abandonou o seu plano original e voluntariou-se como seu servo. A família adoeceu, quando chegou ao exílio, e João manteve-os, não só cuidando da sua doença, mas também ganhando dinheiro para a sua alimentação. O seu trabalho na construção de fortificações era castigado e desumano, sendo os trabalhadores espancados e maltratados por pessoas que se auto-intitulavam de católicos. Vendo cristãos a agir desta forma tão inquietante, João viu a sua fé abalada. Um padre aconselhou-o a não acusar a Igreja pelos seus atos e a partir para Espanha imediatamente. João regressou – mas apenas após ter a certeza de que a sua família de adopção recebera o perdão. Em Espanha passou os seus dias carregando navios e as suas noites visitando igrejas e lendo livros espirituais. A leitura deu-lhe tamanho prazer, que decidiu dever partilhar essa alegria com os outros. Deixou o seu trabalho e tornou-se vendedor ambulante de livros, viajando de vila em vila vendendo livros e postais religiosos. Teve uma visão, aos quarenta e um anos, que o levou a Granada onde vendeu livros numa pequena loja. (Por isso é o santo padroeiro dos livreiros e tipógrafos).

Ele deu o que tinha, pediu o que não tinha e carregava os que não podiam se mover para o seu mini-hospital e converteu vários pacientes e aqueles que viam o seu trabalho. João fundou a Ordem de Caridade hoje chamada Ordem dos Hospitaleiros de São João de Deus. Amigo de São João de Ávila seu lema era: "Trabalhe sem parar. Faça tudo de bom que possa, enquanto você ainda tem tempo".

No entanto, o seu desejo impulsivo de ajudar salvou muita gente numa certa emergência. Soou o alarme de que o Hospital Real estava a arder. Tendo largado tudo para se dirigir ao local, constatou que a multidão apenas estava a assistir ao hospital – e seus doentes – a serem consumidos pelas chamas. Correu para o edifício em chamas e carregou ou ajudou os doentes a sair. Quando todos os doentes estavam a salvo, começou a atirar cobertores, lençóis e colchões pelas janelas – quão bem sabia, pelo seu difícil trabalho, como eram importantes estes objetos. Nesse momento, foi trazido um canhão para destruir a parte em chamas do edifício de modo a salvar o resto. João pediu-lhes que parassem, subiu ao telhado, tendo separado com um machado a parte em chamas. Conseguiu, mas acabou por cair do telhado em chamas. Todos pensaram que teriam perdido o seu herói, até que João de Deus apareceu miraculosamente de entre o fumo.

Por esta razão, João de Deus é tambem o Santo Padroeiro dos bombeiros.

Teve visões e períodos de êxtases e a ele são creditados vários milagres de curar alguns dos doentes dos quais tratava apenas com sua orações e bênçãos Diz a tradição que em uma de seus êxtases recebeu a coroa de espinhos na testa e teria tido varias visões da Virgem Maria, uma delas mostrando um rosário e uma coroa de espinhos.

Faleceu em 8 de março de 1550 em Granada, Espanha enquanto estava orando ante um crucifixo na capela de seu hospital, de uma doença contraída enquanto salvada uma criança de morrer afogada na enchente do rio Ximel.

Foi canonizado em 1690.

O Papa Leão XIII em 1886 o declarou padroeiro dos hospitais e doentes junto com São Camilo de Lellis.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado: 1) como um monge com longa barba, com uma corda no pescoço, e com uma cesta; ou 2) uma coroa de espinhos trazida pela Virgem; ou 3) com um crucifixo e o rosário; ou 4) com uma cruz e 5) carregando pessoas doentes e 6)com um pedinte a seus pés.

Sua festa é celebrada no dia 8 de março

Fonte: Cade meu Santo?

É celebrada missa em frente a casa do Padre Jocimar Dantas de Araújo em prol da Festa dos Negros do Rosário

0 comentários

Visando angariar recursos para a realização da Festa dos Negros do Rosário, que acontece de 30 de dezembro a 01 de Janeiro, em Jardim do Seridó, o prefeito eleito Padre Jocimar realizou missa com leilão em sua residência, na Rua Presidente Vargas, no Alto do Sagrado Coração de Jesus.

A missa foi celebrada pelo Padre Jocimar Domiciano e contou com a presença das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena, além de fiéis que vieram de cidades como São José do Seridó, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, alem de Jardim do Seridó

Na oportunidade foi realizado leilão de um carneiro, e toda sua renda será destinada para a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. A festa já tem 145 anos de tradição.

Seridó lidera ranking do desenvolvimento familiar

0 comentários

Quatro municípios do Seridó lideram o ranking do desenvolvimento familiar no Rio Grande do Norte. São elas Carnaúba dos Dantas e Ipueira, com 0,59; Acari, Jardim do Seridó e São José do Seridó, com 0,58. A informação está contida num levantamento - o Mapa da Pobreza no Brasil – elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS) divulgado pelo ministro Patrus Ananias. O IDF foi criado com base nos dados do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal e levam em conta seis indicadores, entre eles a vulnerabilidade das famílias inscritas no Bolsa Família, as condições de moradia, o acesso à informação e o desenvolvimento infantil.

No caso da renda, outro indicador da pesquisa, avaliam-se os gastos, quanto em dinheiro recebem os familiares e considera qual a parte do sustento não vem dos programas de transferências de renda. Quanto maior a renda e quanto maior a parte que não vem do Bolsa-Família, melhor é a nota.

Assim como o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano – criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – a escala do IDF vai de zero a um. Quanto mais próximo de um, melhor é o desenvolvimento. Na média, os municípios do Rio Grande do Norte atingiram uma nota intermediária no ranking – 0,53.

Parnamirim tem o melhor IDF da Grande Natal, impulsionado pelas condições de moradia dos mais pobres, pelo acesso das crianças ao ensino básico e também pela disponibilidade de recursos em obras voltadas para a redução da pobreza no município. O índice 0,56 é maior que o de São Paulo, capital do Estado mais rico do Brasil (0,55).

De todos os itens utilizados na formação do IDF, o pior é o acesso ao trabalho, que avalia a oportunidade que as pessoas têm de encontrar alguma forma de trabalho. Considera quanto dos membros da família estão ocupados, se o trabalho é na área rural, no setor formal ou informal, se recebe mais de um salário mínimo por mês.

Em 61 municípios, o IDF relacionado ao acesso ao trabalho é 0. E, se é dominada pelos Estados mais pobres do País, a lista inclui cidades em Minas, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás. Em mais de 3 mil municípios, o índice vai até 0,05.

No caso de Carnaúba dos Dantas, esse item é de 0,07, enquanto o de São Paulo é de 0,05. Especialistas em políticas públicas acham que as dificuldades dos familiares de jovens inscritos no Bolsa-Família de encontrar emprego estão relacionadas à baixa qualificação profissional e, em alguns caso, ao temor de perder o benefício.

Na outra ponta do ranking, os de maiores carências, estão Canguaretama, município da faixa litorânea do Rio Grande do Norte, produtor de cana-de-açúcar, com IDF 0,45; Serra de São Bento e Ielmo Marinho 0,46.

Município do Acre é um dos mais pobres do Brasil

São Paulo (AE) - Situado no Acre, na confluência dos rios Tarauacá e Jordão, o município de Jordão, de 6,3 mil habitantes, é um dos mais isolados do País. E também um dos dois mais pobres, segundo os índices do IDF. O lugar é tão remoto que foi ali, nas matas da região, que fotografaram meses atrás um grupo de índios isolados, apontando seus arcos, em atitude guerreira, para o avião que transportava estudiosos Funai, numa imagem que impressionou o mundo.

Uma das cidades mais próximas, Taraucá, dista cinco dias de viagem de barco. Tudo fica tão longe que o preço de um litro de gasolina custa R$ 4,30 - quase o dobro do que se paga na bomba em São Paulo. O botijão de gás chega a R$ 65. A distribuição da população lembra a de um Brasil antigo, quando a maioria das pessoas vivia na roça. O índice de analfabetismo chega a 61%. A internet só pode ser acessada por meio de rádio, em dois pontos da cidade: um no escritório do governo estadual e outro em uma lan house.

Veja o índice nas cidades do Seridó:

Carnaúba dos Dantas - 0,59
Ipueira - 0,59
Acari - 0,58
Jardim do Seridó - 0,58
Currais Novos - 0,57
Ouro Branco - 0,57
Parelhas - 0,56
São João do Sabugi - 0,56
São Fernando - 0,56
Timbaúba dos Batistas - 0,56
11º Caicó - 0,55
12º Cruzeta - 0,54
Equador - 0,54
14º Serra Negra do Norte - 0,53
15º Jardim de Piranhas - 0,52
16º Santana do Seridó - 0,51
São José do Seridó - 0,51

Fonte: Tribuna do Norte

Eleição para Conselhos Tutelares de Jardim do Seridó acontece neste domingo (28)

0 comentários

A eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Jardim do Seridó acontecerá neste domingo, dia 28 de dezembro, no horário de 8h às 17h com dois locais de votação, o Centro Educacional Felinto Elísio (CEFE) e na Escola Estadual Antônio de Azevedo. O voto é facultativo e a população poderá escolher até cinco nomes. O processo de apuração tem início logo após a finalização da eleição na Câmara Municipal de Vereadores.

No dia 22 de novembro aconteceu a prova de conhecimentos específicos do ECA, que foi realizada na escola estadual Antônio de Azevedo. E desde o último dia 27 de novembro, até o dia 26 de dezembro, aconteceu o período da campanha eleitoral para os candidatos. A eleição é realizada pelo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como presidente Paulo Gomes da Silva Filho.

Implantado pela atual administração pública municipal, o Conselho Tutelar em Jardim do Seridó, se tornou referência na Região Seridó e hoje é um dos melhores de todo o Estado.

Os conselheiros contam com um prédio próprio, material de escritório, ar condicionado, computador, acesso a internet, entre outros. Como também, condições necessárias para que desenvolvam o trabalho, como por exemplo: disponibiliza o transporte ou combustível para fazer as rondas durante a noite.

Em breve, os mesmos poderão utilizar um veículo novo que foi ganho recentemente pela cidade, por ter conquistado o certificado do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2008.

Confira a lista dos concorrentes:
1 - Gilvan Cabral de Albuquerque
2 - Sérgio Ramos de Azevedo
3 - Tietre Bezerra Neto
4 - Rosana Maria da Silva Lira
5 - Azemir Azevedo Filho
6 - Johanes Brito Viana
7 - Francicleide dos Santos Azevedo de Medeiros
8 - Lucila Dantas dos Santos
9 - Rozivan Bernadino de Azevedo
10 - Terezinha de Oliveira Cunha
11 - Aldjapatrícia de Azevedo Cunha
12 - Maria de Fátima da Silva
13 - Francinete Figueiredo dos Santos

Jardim do Seridó ganha Transpasse

0 comentários

Fotos: Matheus Araújo





A cidade de Jardim do Seridó-RN hoje (26), ganhou uma sede da empresas de vendas de passagens, Transpasse.

A benção de inauguração da referida empresa foi hoje aproximadamente às 16h, pelo Vigário Paroquial, Padre Domiciano e a presença da "empresária" da empresa na cidade jardinense, Adriana, que é também lojista. Na benção teve também a participação dos vizinhos.

A Empresa Transpasse tem suas sedes espalhadas por todo o RN, entre elas, Currais Novos, Caicó, Natal e Jardim do Seridó. Em Jardim do Seridó fica próximo ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Professora Gracinha é sepultada em Jardim do Seridó

0 comentários

A educação de Jardim do Seridó está de luto. Foi sepultada nesta tarde de terça-feira (16), a professora Maria das Graças de Medeiros, conhecida como "Professora Gracinha". Profissional dedicada, exemplo de mãe, amiga e acima de tudo dedicada a sua profissão, Gracinha morreu por problemas de saúde. Seu sepultamento aconteceu na tarde de hoje, com missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Maria das Graças de Medeiros era filha do casal Nezinho e Alice. Nasceu no dia 07 de julho de 1959 em Jardim do Seridó. Era casada com Joaci Matias de Araújo e mãe de João Paulo, de 16 anos, e Natália, de 15 anos. Trabalhava no Centro Educacional Felinto Elisio há aproximadamente 20 anos. Gracinha era irmã do atual vice-prefeito de Jardim do Seridó, José da Noite de Medeiros.

Desembargador Osvaldo Cruz inaugura novo Fórum de Jardim do Seridó

0 comentários

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador, Osvaldo Cruz inaugurou ontem (15), a reforma das novas instalações do Fórum Municipal Desembargador Oscar Siqueira na cidade de Jardim do Seridó. Na oportunidade, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a terceira sessão solene neste ano e concedeu Título de Cidadão Jardinense para Osvaldo Cruz, pelos relevantes serviços prestados ao município e por esta benfeitoria.

A solenidade contou ainda com a presença dos desembargadores, Cláudio Santos (filho ilustre), Expedito Ferreira, Rafael Godeiro (próximo presidente do TJ), juíza de direito da comarca de Jardim do Seridó, Maria Nivalda Neco Torquato Lopes; prefeito municipal, Edimar Medeiros Dantas (PSB); presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilberto Valdeger (PSB) e demais autoridades de Jardim e do Estado.

A partir de agora, o judiciário local passa a contar com sala para os oficiais de justiça, advogados, sala para acondicionar os arquivos, local para acomodação do Centro de Processamento de Dados (CPD) e reforma no Salão do Júri Popular. As novas instalações trazem mais estrutura e conforto para jurisdicionados da região.

Localizado na região do Seridó há 224 km de Natal, próximo a cidade de Acari e Caicó, Jardim possui uma população média de 12 mil habitantes e ainda responde por mais um Termo Judicial, na cidade de Ouro Branco. O novo fórum está situado na Rua José da Costa Cirne, número 200, no Bairro Esplanada.

Serviço:

A inauguração do serviço de "Drive-Thru" - no qual advogados e as partes podem protocolar petições sem sair do carro, abriu a lista de solenidades, neste mês de dezembro do Tribunal de Justiça do RN. Além de Jardim do Seridó, que começou ontem (15), mais 3 fóruns também serão inaugurados no interior do Estado.

Hoje dia 16 de dezembro em Extremoz, Caraúbas (18) e em Touros no dia (26). Totalizando 13 fóruns inaugurados e mais 2 reformados e ampliados nesses dois anos de administração do des. Osvaldo Cruz.

Uma ação que beneficiou quatro regiões do Estado, em cidades como Serra Negra do Norte, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Acari, Santana do Matos, Portalegre, São Miguel, Luís Gomes, Alexandria, Touros, Extremoz e Ipanguaçu, Currais Novos, Monte Alegre e Jardim do Seridó.

Jardim do Seridó se prepara para celebrar a Festa dos Negros do Rosário

0 comentários

A cidade de Jardim do Seridó-RN se prepara para celebrar a tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, de 30 de dezembro de 2008 a 1º de janeiro de 2009, conhecida popularmente como Festa dos Negros do Rosário, devido a participação dos negros na “dança do espontão”, bailado guerreiro que louva a Virgem do Rosário através de danças e ao som de tambores de caixas e pífaros.

A Festa dos Negros do Rosário constitui um patrimônio imaterial da cidade de Jardim do Seridó-RN e teve como marco inaugural de suas celebrações a chegada de uma diminuta imagem de Nossa Senhora do Rosário em 1863, surgindo a veneração dos negros aquela a quem é considerada protetora dos negros na religião católica.

Para o novo Tesoureiro da Irmandade, o historiador Diego Marinho de Gois, “a Festa deste ano se reveste de um novo brilhantismo, pois iremos comemorar os 145 anos da chegada da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário ao território que nós hoje chamamos de Jardim do Seridó; surgindo em pleno século XIX, a Festa dos Negros do Rosário”, afirma o Tesoureiro.

Deste modo, a Festa do Rosário representa uma herança, passada de geração a geração pelo povo jardinense, que desde a infância ouve escutar os sons dos tambores vindos dos diversos cantos da cidade, a entoar suas melodias tradicionais, principalmente, no mês de dezembro, quando se aproxima o período de preparação da Festa.

A programação oficial já esta sendo elaborada e será marcada por procissões, novenas, missas, encontro dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN e Boa Vista/Parelhas-RN, ritual de coroação do Rei e da Rainha do Ano; além da parte social, com dois pavilhões, um no adro Casa de Cultura, na noite do dia 30 de dezembro e outro ao lado da Igreja Matriz, no dia 31.

A programação oficial será antecipada por celebrações de missas nas residências da cidade, preparando os fiéis para a Festa, havendo logo em seguida a parte social, constituída de leilões, bazar e bingos. A primeira missa em preparação para a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário será neste domingo dia 14 de dezembro na residência do senhor Francisco da Silva, conhecido por “Chicão”, Rua: Manoel Paulino, nº 48, Bairro São João, Jardim do Seridó-RN. Haverá missa também na residência do senhor Antônio Canuto, no dia 19, do prefeito eleito Padre Jocimar Dantas de Araújo, dia 27 e da professora Maria José, no dia 28 deste mês.

Fonte: Blog dos Negros do Rosário

Nova estrutura em Jardim do Seridó traz benefícios para região

0 comentários

Jardim do Seridó recebe nessa segunda-feira, 12, as novas instalações do Fórum municipal desembargador Oscar Siqueira. O judiciário local passa a contar com sala para os oficiais de justiça, advogados, sala para acondicionar os arquivos, local para acomodação do Centro de Processamento de Dados (CPD) e reforma no salão do Júri Popular.

Localizado na região do Seridó há 224 km de Natal, próximo a cidade de Acari e Caicó, Jardim possui uma população média de 12 mil habitantes e ainda responde por mais um Termo Judicial, na cidade de Ouro Branco. As novas instalações trazem mais estrutura e conforto para jurisdicionados da região. O novo fórum está situado na rua José da Costa Cirne, número 200, no bairro Esplanada.

História:

Com uma economia diversificada, o Município possui algumas atividades econômicas voltada para a agropecuária, pesca, extrativismo vegetal e à silvicultura. A indústria, também diversificada, vem ampliando sua linha de atuação em: cerâmicas, oficinas de ferro, fábricas de móveis, fábricas de calçados e padarias.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi fundada por Antônio de Azevedo Maia, em 1824. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus construído em estilo gótico, em 1888 a 1892, no ponto mais alto, podendo ser visto em qualquer lugar da cidade.

Fonte: TJRN

Jardim do Seridó ganha carro novo pela conquista do Selo UNICEF

0 comentários

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte homenageou na tarde de ontem (09), em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Natal, os 40 municípios potiguares ganhadores semana passada dos certificados do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2008, em evento que aconteceu em Recife-PE. Na edição anterior, em 2006, 21 municípios norte-rio-grandenses ganharam o Selo. Esse número quase dobrou em 2008, com aumento de 90,5%. Outro dado a ser comemorado foi à queda de 50% da desnutrição de crianças menores de dois anos.

Na oportunidade, a governadora Wilma de Faria anunciou que as cidades vencedoras irão receber como prêmio por ter trabalhado e melhorado a qualidade de vida de crianças e adolescentes um veículo no valor de R$ 40 mil, através de convênio que será firmado entre o Governo do Estado e os municípios para estimular políticas que assegurem os direitos de crianças e adolescentes que vivem no semi-árido. E ainda, convênios em diversas áreas para que eles possam elevar seus indicadores sociais.

A solenidade contou com a presença da governadora Wilma de Faria, secretário estadual de Assistência Social, Fabian Saraiva; O coordenador técnico do Selo, Ruy Aguiar, coordenadora do Selo UNICEF para o RN, Tatí Andrade; presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria; deputada estadual, Márcia Maia; secretários estaduais, prefeitos, articuladores, entre outras autoridades. Como também, crianças e adolescentes de todo o Estado.

De Jardim do Seridó estavam presentes o prefeito municipal, Edimar Medeiros Dantas (PSB), a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e articuladora do Selo UNICEF, Ana Cristina Medeiros, o presidente do CMDA, Paulinho Filho, o coordenador de Comunicação, Josimário Nunes e os adolescentes responsáveis pelos quatro temas de Participação Social: Lênora Letícia, Antonio Felipe (Escola Zélia Costa), Amanda Azevedo (Escola Calpúrnia Caldas), Alisson Lima e Iraquitan Nascimento (Escola Maria de Lourdes).

Fonte: Marcos Dantas

Encerra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2008

0 comentários


Encerrou-se mais uma Festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, festa essa que é cheia de amor e devoção, porque Maria é mãe de todos e de cada um de nós.

Às 10h, houve o Solene Pontifical presidido pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Bispo da Diocese de Caicó e concelebrada por Padre Carlos Henrique (Ouro Branco), Padre Fabiano (São José do Seridó), Padre Rômulo (Lagoa Nova), Padre Domiciano (Jardim do Seridó), Padre Joaquim (Jardim do Seridó), Padre João Paulo (Carnaúba dos Dantas), Padre Jaime (Equador) e o mestre de cerimônia, Padre Emanuel Medeiros de Araújo (Santana do Seridó e Parelhas).

Às 17h, houve a procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo algumas ruas de Jardim do Seridó, com um bom número de fiéis cantando e rezando com amor e devoção. Após percorrer algumas ruas da cidade, encerrou-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento que abençoou a todos os seus filhos com seu amor de Pai unido a Maria com seu exemplo de Mãe. Após a benção de Jesus Sacramentado, o tesoureiro da Festa, José Araújo, divulgou o resultado financeiro parcial da Festa que foi de aproximadamente R$ 64.000,00 e seguiu-se com o arreamento da Bandeira da Festa pelo Pároco da Paróquia, momento esse que os fiéis emocionam-se pela passagem de mais uma Festa da Excelsa Padroeira. O arreamento foi realizado ao som dos instrumentos da Banda Euterpe Jardinense, que o próximo ano se prepara para os seus 150 anos de história. A procissão contou com a presença do Padre Emanuel.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é realizada há muito tempo e todos os anos a emoção, a devoção e a fé está presente nos que entram e saem daquela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e quem sabe também está presente nos enfermos que estão em casa escutando pelas ondas do rádio.

Esse ano os novenários foram dedicados aos Setores Missionários da Paróquia, são eles em ordem das novenas: São Vicente de Paulo, São Francisco de Assis, Dom Bosco, Santa Maria Goretti, São Francisco Xavier, Nossa Senhora da Salete e São José, Santa Clara Santo Antônio de Pádua e São Paulo, como também foram dedicadas aos Motoristas, Motoqueiros e Ciclistas, Agricultores e Associações Rurais, Jardinenses Ausentes, entre outros. No dia dos peregrinos jardinenses que passaram um mês celebrando novenas nas residências, condomínios e apartamentos dos irmãos jardinenses que moram em Natal-RN, e assim trazem as imagens de Nossa Senhora da Conceição para a casa Mãe, a Igreja Matriz de sua cidade de origem para celebrar com seus irmãos na fé e devoção a 8ª novena a eles dedicada. Tradicionalmente sendo no dia do Jantar de Confraternização dentro da parte social da Festa, que esse ano foi animada pelo grupo Barto e Segundo.

Após todas as missas e novenas da festa, os fiéis com fé, amor e devoção olhavam para a Excelsa imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pedindo as bênçãos à sua mãe, Maria, cantando “Derrama sobre este povo, as tuas bênçãos derrama, o teu olhar sempre novo, de teu amor nos inflama”, refrão do hino oficial da festa.

A Festa da padroeira de Jardim do Seridó tem suas tradições, que são elas: todas as vezes que termina a Missa Solene da festa pede-se para que homens ajudem a trazer o andor da imagem que sairá em procissão para ser ornamentado, ir de branco para a procissão, muitas vezes por causa de promessa, outra é imagens de Nossa Senhora da Conceição peregrinar um mês nas casas, apartamentos e condomínios dos jardinenses que moram em Natal. Mas uma que se classifica como uma mais famosa, é na verdade, a hora do beija, momento que o andor fica ornamentado dentro da Igreja Matriz e os fiéis devotos vão beijar a imagem não como adoração, mas como ato de devoção, respeito e amor. Sempre que a procissão e o arreamento da bandeira da Festa a imagem retorna para a parte interna da Matriz no seu andor e rosas, "essas rosas foram doadas para colocar no andor da imagem, então vai ficar no andor com a imagem", disse Padre Joaquim.

Passaram por nossa festa diversos sacerdotes como pregadores, celebrantes, mestre de cerimônia e diversas formas, são eles: Dom Lucena, Dom Delson, Padre Joaquim, Padre Domiciano, Padre Fabiano, Padre Rômulo, Padre Célio, Padre Alcivan, Padre Carlos Henrique, Padre Emanuel, Padre Amaurílio, Padre Jaime, Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Este ano comemora-se os 53 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola e 71 anos de Monsenhor Aluísio Rocha Barreto, que já passou muito tempo sendo presbítero em nossa cidade e hoje é presbítero da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da festa: fazer as pessoas refletirem a cerca do Evangelhos que contam os exemplos e testemunhos de Maria perante o Sofrimento e Alegrias da sua vida e da vida de seu filho amado, Jesus Cristo. Atrair aqueles filhos de Nossa Senhora mais distantes, reunir em torna de uma mesma fé irmãos de perto e de longe, jardinenses presentes e ausentes, visitantes, devotos e devotas de Maria Mãe de Deus.

Só nos resta esforçar-se para os pontos negativos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2008 e transformarmos em um ponto positivo no ano de 2009, além de continuar fazendo o que gostamos da festa de 2008, quem sabe com mais fé e esforço. “Esse ano estou completando 14 anos de sacerdócio e das duas paróquias que passei, Ouro Branco e Jardim do Seridó, essa foi a minha melhor Festa Religiosa. A Festa é do tamanho que o povo quiser se quiser uma festinha vai ser uma festinha, se quiserem uma ‘festona’ vão ter uma ‘festona’”, disse Padre Joaquim.


BEZERRA, Matheus Araújo da Silva. Publicado no dia 08/08/2008, no Jornal A FOLHA da Diocese de Caicó-RN.

Bispo de Guarabira esteve em Jardim do Seridó ontem prestigiando a festa da padroeira

0 comentários

Proibida a reprodução sem autorização prévia

O Bispo diocesano de Guarabira, no Estado da Paraíba, esteve ontem aqui no Seridó. Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena veio a Festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Jardim do Seridó, que desde o último dia 28 de novembro, movimenta a cidade seridoense.


Dom Lucena foi Sagrado Bispo em 17 de agosto deste ano e no dia 31 do mesmo mês tomou posse da diocese paraibana, também no passado foi Vigário Paroquial auxiliando o Mons. Ernesto e após algum tempo o sucedeu como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó.

Ontem(05), a convite do Pe. Joaquim José, Pároco de Jardim do Seridó, participou da novena da Padroeira e fez uma pregação sobre o tema: Maria: sinal solidário em Caná - Jo 2,1-12.