Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena tomará posse na Diocese de Guarabira (PB), dia 31 deste mês. A celebração acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, às 16 horas.
A ordenação episcopal de Dom Lucena aconteceu no último domingo, dia 17, às 9 horas, na Catedral de Santana, em Caicó. Foi ordenante, o Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e como co-ordenantes, o bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e o bispo de Campina Grande a administrador apostólico de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha. Vinte bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB, participaram da celebração, entre eles, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Presidente do Regional e Arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz. Dezenas de padres do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de diáconos, seminaristas, religiosas e centenas de leigos também participaram da celebração.
Dom Francisco Lucena nasceu no dia 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó (RN). Foi ordenado presbítero, também sob a imposição das mãos e oração consecratória de Dom Heitor, no dia 21 de março de 1991, na Catedral de Santana. Na Diocese de Caicó, ocupou várias funções, como ecônomo, reitor do Seminário Santo Cura D'Ars, professor da Faculdade de Teologia, entre outras. Quando da transferência do então bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha, para a Diocese de Campina Grande (PB), em abril de 2005, Pe. Lucena foi eleito administrador diocesano, função que exerceu até a posse do novo bispo, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, em 8 de outubro de 2006. De 28 de janeiro de 2007 até maio deste ano, o então Mons.Lucena estava à frente da Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa Nova. Em 28 de maio, foi nomeado bispo para a Diocese de Guarabira (PB).
Posse do novo bispo de Guarabira acontece dia 31
. Caicó, Diocese de Caicó, Igreja Católica Apostólica Romana, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Seridó 0 comentáriosPostado por Matheus Araújo às 14:14:00
Diocese de Caicó em festa: Mons. Lucena será ordenado Bispo na Catedral de Sant´Ana em Caicó
. Caicó, Diocese de Caicó, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Seridó 0 comentáriosNesta Entrevista A Folha, Mons. Lucena fala da expectativa para o dia de sua Ordenação e do chamado de Deus ao Episcopado.
A FOLHA: Como aconteceu seu chamado para ser Bispo? E como o Senhor reagiu?
Mons. Lucena: O chamado para ser Bispo é um chamado gratuito e amoroso de Deus. Um ato livremente querido por Jesus unido ao Pai e ao Espírito Santo. Só podemos compreender o chamado à luz do mistério de Cristo, Pastor. Ele chamou os discípulos e dentre eles, escolheu doze. Assim Ele me escolheu. Não poderia imaginar este acontecimento em minha vida. Estava exatamente há um ano e quatro meses na Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa Nova, com muitos planos e exercendo outras funções na Diocese. No meado do mês de maio passado, o Núncio Apostólico me chama a Brasília e comunica a minha nomeação para Bispo da Diocese de Guarabira pelo Santo Padre Bento XVI. A nomeação estava protegida pelo Segredo Pontifício até a publicação no dia 28 de maio, às 12 horas de Roma. A primeira reação é de surpresa, em seguida, pensa-se nas limitações e nos desafios inerentes a missão episcopal. Por último, experimenta-se uma paz interior, pois ciente de que foi escolhido por Deus, a resposta a nomeação é dada com o coração feliz e cheio de esperança.
Mons. Lucena: Tudo é novidade. As pessoas já me olham com um olhar diferente. Viam-me como um simples colaborador do Bispo e agora sabem que tenho o serviço de edificar, conduzir e defender a Santa Igreja. Nestes poucos dias já tenho sentido a grande responsabilidade da minha missão episcopal. A mensagem redentora não me pertence: é do Senhor. Não tenho direito de a dispor a meu agrado, nem para aumentar, nem para alterar. O coração se constrange, se enche de uma inquietação terrível, ao pensar que muitos ainda não entenderam nem estão vivendo a mensagem de Cristo. E digo com São Paulo: “Ai de mim, se não evangelizar”.
Mons. Lucena: São muitas as coincidências. O meu sobrenome significa luz (Lucena). Fui nomeado para a Diocese que tem como padroeira Nossa Senhora da Luz. A oração da manhã (laudes) que rezei na Capela da Nunciatura Apostólica no dia do comunicado da minha nomeação falava da luz. Logo lembrei do Sermão da Montanha: “Vós sois a luz do mundo”. Falei pra mim mesmo: o meu lema será luz. Significa que os discípulos do Senhor devem ser como a luz. Cristo é a verdadeira luz que ilumina todo homem; mas quis que os homens participassem de sua luz, a fim de que pudessem, por sua vez, transmitir a luz para os outros. Eu devo ser luz para todos no ministério episcopal.
Mons. Lucena: Que caminhei, mas poderia ter servido a Igreja com mais amor, com mais disponibilidade e mais abertura ao diferente. Algumas vezes agente se deixa levar pelo medo. De um lado tenho muito o que agradecer e de outro não caminhei o suficiente para a minha santificação.
Mons. Lucena: Sem rodeios: o ensinamento dos meus pais, a convivência na minha Paróquia, os serviços assumidos na minha Diocese, experiências na Arquidiocese do Rio de Janeiro e o período que fiquei como Administrador Diocesano da Diocese de Caicó Sede Vacante. Este último foi uma verdadeira escola. Um estudo permanente e oração diária. Ser homem de Deus e da Igreja.
Mons. Lucena: A expectativa é grande para estar com aqueles que me foram confiados. Escutá-los, conhecê-los e amá-los. Somar com todos que constroem há décadas uma Igreja viva. Partilhar as alegrias e os sofrimentos. Uma formação permanente do ser discípulo missionário de Jesus Cristo.
Mons. Lucena: Sim. Desde do dia da minha nomeação que o povo de toda a Diocese não mede esforço para expressar a alegria de receber este servo enviado por Deus até eles. As visitas, mensagens, entrevistas, reportagens, telefonemas, convites etc de sacerdotes, autoridades constituídas, diáconos, seminaristas, religiosas, religiosos, leigos, movimentos, pastorais, serviços e de diversos seguimentos da sociedade guarabirense. Sinto-me tão acolhido, que aumenta a minha responsabilidade de acolher todos sem distinção. Formaremos uma grande família. Acolher e se sentir acolhido é ser luz.
Mons. Lucena: Deus. Ele me chamou a ser gente, cristão, diácono, sacerdote e Bispo. É pela vontade de dEle que tenho vida e sou Bispo. Quem caminha com Deus tem a luz e não tropeça.
Mais informações:
Mons. Lucena explica que escolheu o dia 17 para a sua ordenação por ser o dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora. Sobre a escolha de Dom Heitor para ordenante, ele diz: “Dom Heitor, por ter sido bispo de Caicó, me acompanhou, durante o período do Seminário, além de ter me ordenado padre. Por isso, o escolhi para me ordenar bispo também”.
Antes da ordenação, Mons. Lucena participa de um encontro para novos bispos, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, de 11 a 15 de agosto, em Brasília.
Durante o encontro, os novos bispos refletem sobre orientações litúrgicas, teologia do episcopado, perspectiva da ação evangelizadora, questões jurídico-práticas do ministério episcopal, entre outros assuntos.
Fonte: Jornal A Folha do Seridó
Postado por Matheus Araújo às 17:58:00
Padre Rômulo tomou posse em Lagoa Nova
. Lagoa Nova 0 comentáriosOntem (15), Padre Rômulo tomou posse na Paróquia de São Franscisco de Lagoa Nova-RN no lugar de Padre Lucena, que foi eleito bispo. A missa foi celebrada às 19h com a presença de vários ourobranquenses, jardinenses e leigos em geral.
Postado por Matheus Araújo às 14:23:00
Diseño e iconos por N.Design Studio | A Blogger por Blog and Web
