Mostrando postagens com marcador Zonal 5 da Diocese de Caicó. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Zonal 5 da Diocese de Caicó. Mostrar todas as postagens

Semana Santa 2009 - Jardim do Seridó-RN

0 comentários

07/04 – Terça-feira Santa
15 às 17 horas: Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Confissões individuais.
19:00 horas: Santa Missa.

08/04 – Quarta-feira Santa
06:30 horas: Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
15:30 horas: Confissões individuais na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.
19:00 horas: Via-Sacra na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

09/04 – Quinta-feira Santa
08:00 horas: Missa do Crisma (“dos Santos Ólhos”) na Catedral de Sant’Ana, em Caicó.
17:00 horas: Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lavapés, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, adoração ao santíssimo Sacramento até as 24h.
19:30 horas: : Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lavapés, na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.

10/04 – Sexta-feira Santa
15:00 horas: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, Procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, encerrando-se com o Sermão da Cruz e início do Grande Silêncio.
19:00 horas: Via-Sacra, na Vila do Catururé e na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.

11/04 – Sábado Santo
22:00 horas: Solene Vigília Pascoal, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

12/04 – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
09:00 horas: Batizados na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
16:30 horas: Missa da Ressurreição, na Vila do Catururé e na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos.
19:00 horas: Missa da Ressurreição, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na intenção de todos os dizimistas, vivos e falecidos, de nossa Paróquia.


HORÁRIOS DA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
09/04 – Quinta-feira Santa
19h – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
20h - Associação Nossa Senhora da Rosa Mística e Legião de Maria
21h - Pastoral do Dízimo
22h – ECC
23h – Grupo de Jovens e crismandos

10/04 – Sexta-feira da paixão
06h - Conselho, Conferências Vicentinas e famílias assistidas
07h- Apostolado da Oração
08h - Pia União de Santa Teresinha
09h – Crianças da catequese da Primeira Eucaristia e da IAM
10h – Adoração individual
11h – Movimento das Capelinhas e EVP
12h – Setores Missionários
13h – Coroinhas
14h – Adoração individual

Semana Santa 2009 - Equador-RN

0 comentários

07/04 – Terça-feira santa
05:00 h – Via-Sacra saindo da Matriz pelas ruas de nossa comunidade.
12:00 h- Hora da graça – Recitação do Ofício.

08/04 - Quarta-feira santa
05:00 h- Via-Sacra saindo da Matriz pelas ruas de nossa comunidade.
12:00 h- Hora da Graça – Ofício de Trevas.
16:30 h- Procissão e encenação do encontro de Jesus com Maria.
*Mulheres saindo da matriz e os homens saindo da Escola Municipal Costa e Silva.

09/04 – Quinta-feira santa
05:00 h- Via-Sacra saindo da Matriz pelas ruas de nossa comunidade.
12:00 h- Hora da Graça – Recitação do Ofício.
19:30 h- Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés. (Gesto concreto: Trazer 1kg de alimento para ser ofertado aos mais necessitados).
Após a celebração haverá Adoração a Reserva Eucarística.


10/04 – Sexta-feira da paixão - Dia de jejum e abstinência
07:00 h - Continua com a Adoração a Reserva Eucarística.
16:00 h – Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

11/04 – Sábado santo
21:00 h – Celebração da Virgília Pascal
*Pedimos a todos para trazerem velas para a celebração da luz.

12/04 – Domingo da Páscoa
19:00 h – Missa da Páscoa e Ressurreição do Senhor.

Horários de Adorações
09/04 – Quinta-feira santa
21:00 h – Pastoral da Crisma, Amigos do Shalom e Juventude
22:00 h – Renovação Carismática Católica
23:00 h – Terço dos homens e homens em geral
00:00 h – Procissão de reparação e via-sacra com os homens pelas ruas.

10/04 – Sexta-feira da paixão
07:00 h- Ministros da Eucaristia
09:00 h – Infância Missionária e Catequese Infantil
10:00 h – Pastoral da Comunicação e Pastoral da Criança
11:00 h – Coral de São Sebastião e Coroinhas
12:00 h – Pastoral do Dízimo e Vicentinos
13:00 h – Equipes de Nossa Senhora e Pastoral do Batismo
14:00 h – Movimento das Capelinhas e Conselho Paroquial
15:00 h – Apostolado da Oração

Paróquia realizou Mutirão de Confissões para Semana Santa

0 comentários

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em parceria com todas as Paróquias que compõe o Zonal 5 da Diocese de Caicó, realizou um Mutirão de Confissões em preparação para a Semana Santa, semana de reflexão sobre a paixão, morte e ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como todos os anos os Padres das paróquias do Zonal 5 da diocese, se reúnem para atender confissões em Mutirão por todo o Zonal 5, para entrarem a Semana Santa com coração puro. O Zonal 5 da Diocese de Caicó é composto pelas Paróquias de Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó, Equador e Ouro Branco.

IAM realizará a sua abertura amanhã

0 comentários

IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizará amanhã (21), o encontro de abertura, às 09h, no Plenário João Paulo II, localizado no interior do Centro Pastoral Coração de Jesus.

No referido encontro terá brincadeiras, dinâmicas, amigos, evangelização e muito mais. Participe dessa POM (Pontifícia Obra Missionária) e seja feliz com Jesus.

“Saiba que você é uma pérola preciosa para Jesus e para nós. Venha!
Participe! E faça amigos, porque aqui, crianças ajudam e evangelizam crianças. A
sua presença faz a diferença. Um abração do tamanho do Amor de Jesus para com
você.”

(A Coordenação)

Paróquia de Sant'Ana realiza Assembléia de Pastoral

0 comentários

Realizou-se na Paróquia de Sant’Ana mais uma assembléia de pastoral, contando com a presença de coordenadores e membros das diversas pastorais, movimentos e associações que, com o Pe. Emanuel, planejaram as atividades que deverão ser desenvolvidas na comunidade durante este ano, em comunhão com as propostas de atividades do Zonal V e da Diocese de Caicó, que neste ano celebra o seu 70º aniversário.

A assembléia teve início na noite do dia 07, com uma oração inicial em torno da Palavra de Deus; prosseguindo com a apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010 feita pelo Pe. Emanuel, pároco da paróquia, e concluindo com a análise das atividades realizadas no ano de 2008. No dia 08, pela manhã, iniciando com uma oração, trabalhou-se na confecção do calendário litúrgico-pastoral.

Permanece como prioridade da Diocese os seguimentos: JUVENTUDE, CATEQUESE E MISSÃO.

Fonte: Blog do Zonal 5

Paróquia realiza neste final de semana a Assembléia Pastoral 2009

0 comentários

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó-RN está realizando nestes dias 14 e 15 de fevereiro, no Plenário João Paulo II (localizado no Centro Pastoral Coração de Jesus), a Assembléia Pastoral 2009. Assembléia esta que tem como função e objetivo ser discutidos e planejados os movimentos das Pastorais Paroquiais.

Hoje (14), às 19h30, houve a abertura, momento no qual foram divididos grupos correspondente aos Setores e Pastorais que logo após mostraram as conclusões dos trabalhos que no caso eram avaliações dos movimentos realizados naquele referido setor, como também "cobranças" em geral.

Amanhã (15), a assembléia será iniciada com a missa, após Café e início da assembléia com um breve DVD (10 a 15 minutos) sobre a Campanha da Fraternidade 2009 que tem como tema "Fraternidade e Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça" que é bastante interessante para os nossos dias, pois envolve a Segurança da cidade. Logo após, será organizado o Calendário Paroquial para este ano de 2009, nele contendo eventos, encontros tanto de animação quanto de formação e enfim movimentos das Pastorais e Setores Missionários.

Atenção! As Missas Dominicais serão realizadas no Santuário do Sagrado Coração de Jesus!

Começou hoje a Festa de Dom Bosco em Jardim do Seridó

0 comentários


Dom Bosco


De 28 a 31 de janeiro, o bairro Comissão na cidade de Jardim do Seridó comemora a festa do Setor Missionário Dom Bosco.

Às 19:00hs, a festa teve início com uma procissão que saiu com a Imagem de Dom Bosco, da residência de Tiago e Eunice, na Rua André Medeiros, para a residência de Benedito e Marizete, na Rua Aristófanes Fernandes, onde houve às 19:30hs, a Santa Missa e 1ª Novena de abertura da Festa. A noite de hoje será dedicada às famílias do Setor Missionário.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA:

DIA 29/01/2009 - (Quinta-Feira). As 19:30Hs, 2ª Novena, na residência de Gato e Nininha, na Rua Adailton Cavalcanti. Noite dedicada aos idosos e enfermos do Setor.

DIA 30/01/2009 - (Sexta-feira). As 19:30Hs 3ª Novena, na residência de Djalma e Marineide, na Rua Manoel Paulino. Noite dedicada aos Setores Missionários da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

DIA 31/01/2009 - (Sábado) – Dia da Festa. As 19:30Hs - Missa na residência de Bebiar e Dona Terezinha, na Rua Calpúrnia Caldas de Amorim. Esta noite será dedicada a todas as Famílias e Jovens do Setor Missionário.

Responsáveis pela festa: Padre Joaquim José de Oliveira (Pároco), Padre Jocimar Domiciano (Vigário Paroquial), Vitória Galvão (Coordenadora) e os Subcoordenadores do Setor Missionário. Todas as noites haverá mini-bingo após as novenas.

Quem foi São Melchior Bosco (Dom Bosco):
Padre católico apostólico romano, educador, desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica. É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foi canonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.
Começa a estudar por volta dos nove anos, aos dezesseis anos passa a freqüentar a escola de Castelnuovo D'Asti e aos vinte ingressa no Seminário de Chieri, sendo ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni. Após a ordenação, transfere-se para Turim.
Fundação dos Salesianos

Bosco pensava em organizar uma associação religiosa, contudo, o contexto político da unificação da Itália, a disputa pela separação entre Estado e Igreja, não estimulavam a criação de uma ordem religiosa nos moldes tradicionais. O ministro Umberto Ratazzi lhe sugeriu organizar uma sociedade de cidadãos que se dedicasse às atividades educativas realizadas pelos oratórios em moldes civis. Bosco propõe a Sociedade de São Francisco de Sales, que seria vista como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja. Após consultar o Papa Pio IX, Bosco recebeu de seus companheiros padres, seminaristas e leigos a adesão à Sociedade de São Francisco de Sales em 18 de dezembro de 1859 e em 14 de março de 1862, os primeiros salesianos fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência. A partir de 1863, além dos oratórios, os salesianos passam a se dedicar também aos colégios e escolas católicas para meninos e jovens. Com a separação entre Estado e igreja, há forte demanda por escolas católicas, fazendo com que esse tipo de instituição se dissemine rapidamente. As regras da Sociedade, chamadas de Constituições, foram aprovadas pela igreja em 1874. Em sua morte, em 1888, a Sociedade contava com 768 membros, com 26 casas fundadas nas Américas e 38 na Europa.

Para saber mais Clique AQUI!

Informação: Blog Paulinho Barra Pesada

Paróquia de São Sebastião está celebrando Festa de Padroeiro 2009

0 comentários

Divulgação 2008

A Paróquia de São Sebastião de Parelhas-RN, desde ontem (10) está celebrando a Festa de São Sebastião 2009, celebrada com muita devoção desde tempos atrás.

A Festa de São Sebastião começou com a Procissão com a imagem de São Sebastião com os fiéis devotos, hasteamento da bandeira da Festa e Missa. Hoje, começará os novenários.

Paróquia de São Sebastião realiza a 2ª Cristo Dance

0 comentários

A Paróquia de São Sebastião de Parelhas, em parceria com a Diocese de Caicó, realizará sexta-feira (09), na cidade de Parelhas, a 2ª Caminhada Jovem do Zonal 5, que compreende as cidades de Jardim do Seridó, Parelhas, Ouro Branco, Equador e Santana do Seridó. Este evento o ano passado teve como tema “Encontrão da Amizade”.

O evento terá basicamente a seguinte programação: Caminhada Jovem saindo da rodoviária da cidade, acompanhada por trio e muita animação seguindo por algumas ruas até chegar ao Pavilhão da Festa, que fica ao lado da Matriz de São Sebastião de Parelhas. Lá chegando, dará início a festa, ou melhor dizendo, a um dos mais esperados momentos da noite: a 2ª Cristo Dance de Parelhas com o Dj Ricardo e Mc Gil.

Atenção:

Na Cristo Dance:

* O repertório é composto por músicas católicas em ritmo de balada ou Dance;

* Não é permitida a venda de bebidas alcoólicas, ou seja, nada que seja contra a Vida ou a saúde dos jovens.

* É uma festa sadia, de responsabilidade e muito animação.

Participe!

IAM está realizando Novenas de Natal com as Crianças

0 comentários

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó estão em grupos nos bairros da cidade rezando com carinho e amor as Novenas de Natal para as Crianças da IAM e diversas crianças.

As Novenas com as Crianças são dirigidas pelos os assessores e algumas crianças, e são acompanhadas pelo livro de cânticos e orações especializado para as referidas novenas que podem ser adquiridos por R$ 1,00. Junto das crianças estão os pais que também participam e ajudam nas novenas.

Se você é criança ou sabe de uma criança que goste de participar das Novenas de Natal, procure os assessores ou a Irmã Elisabete para saber onde está acontecendo as novenas. Participe e Viva o Nascimento do Menino Jesus com as crianças.

Pastoral da Juventude realizou Confraternização Natalina

0 comentários

A Pastoral da Juventude de Jardim do Seridó-RN, realizou ontem (18), o seu Natal em união através de uma ótima confraternização com um bom número de jovens dos grupos de jovens da referida paróquia, entre eles os da zona rural.

O evento teve muita animação com todos os jovens começando então com o ponto alto da noite, a Celebração Eucarística, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Domiciano, na qual foi realizada para os jovens, terminando com uma mensagem lida, dando assim início a parte social da confraternização, realizada no Plenário João Paulo II com sorteios, comes e bebes, bingos e muita animação.

Assim como a Pastoral da Juventude as outras pastorais da Paróquia realizaram e realizarão suas confraternizações natalinas, se você faz parte de alguma procure saber quando e Participe!

Jardim do Seridó se prepara para celebrar a Festa dos Negros do Rosário

0 comentários

A cidade de Jardim do Seridó-RN se prepara para celebrar a tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, de 30 de dezembro de 2008 a 1º de janeiro de 2009, conhecida popularmente como Festa dos Negros do Rosário, devido a participação dos negros na “dança do espontão”, bailado guerreiro que louva a Virgem do Rosário através de danças e ao som de tambores de caixas e pífaros.

A Festa dos Negros do Rosário constitui um patrimônio imaterial da cidade de Jardim do Seridó-RN e teve como marco inaugural de suas celebrações a chegada de uma diminuta imagem de Nossa Senhora do Rosário em 1863, surgindo a veneração dos negros aquela a quem é considerada protetora dos negros na religião católica.

Para o novo Tesoureiro da Irmandade, o historiador Diego Marinho de Gois, “a Festa deste ano se reveste de um novo brilhantismo, pois iremos comemorar os 145 anos da chegada da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário ao território que nós hoje chamamos de Jardim do Seridó; surgindo em pleno século XIX, a Festa dos Negros do Rosário”, afirma o Tesoureiro.

Deste modo, a Festa do Rosário representa uma herança, passada de geração a geração pelo povo jardinense, que desde a infância ouve escutar os sons dos tambores vindos dos diversos cantos da cidade, a entoar suas melodias tradicionais, principalmente, no mês de dezembro, quando se aproxima o período de preparação da Festa.

A programação oficial já esta sendo elaborada e será marcada por procissões, novenas, missas, encontro dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN e Boa Vista/Parelhas-RN, ritual de coroação do Rei e da Rainha do Ano; além da parte social, com dois pavilhões, um no adro Casa de Cultura, na noite do dia 30 de dezembro e outro ao lado da Igreja Matriz, no dia 31.

A programação oficial será antecipada por celebrações de missas nas residências da cidade, preparando os fiéis para a Festa, havendo logo em seguida a parte social, constituída de leilões, bazar e bingos. A primeira missa em preparação para a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário será neste domingo dia 14 de dezembro na residência do senhor Francisco da Silva, conhecido por “Chicão”, Rua: Manoel Paulino, nº 48, Bairro São João, Jardim do Seridó-RN. Haverá missa também na residência do senhor Antônio Canuto, no dia 19, do prefeito eleito Padre Jocimar Dantas de Araújo, dia 27 e da professora Maria José, no dia 28 deste mês.

Fonte: Blog dos Negros do Rosário