Mostrando postagens com marcador Campina Grande. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campina Grande. Mostrar todas as postagens

Mais de mil Missionários participam do Retiro das Santas Missões Populares em Campina Grande

0 comentários

Vila Olímpica Plínio Lemos Pe. Luis Mosconi
Com o lema “a Missão continua” realizou-se neste final de semana o IV Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SPM), na Vila Olímpica Plínio Lemos nessa cidade.

Participaram do evento que teve início no dia 12 e se estendeu até o domingo, 14, mais de mil missionários das diversas paróquias vinculadas à Diocese de Campina Grande.

Na sexta - feira à noite Dom Jaime Vieira Rocha, bispo diocesano da cidade, fêz a abertura acolhendo o pregador Pe. Luis Mosconi, que vem aqui contribuindo com a sua experiência nas SMP desde o primeiro retiro em maio de 2006, e todos os presentes.

Após a fala do bispo, Pe. Mosconi convidou seis missionários para dar testemunho da boa notícia sobre as Santas Missões Populares ao longo desses três anos e também aconteceu uma apresentação das semanas missionárias nas paróquias.

Encerrando esse momento, o padre perguntou: “para a missão continuar, precisa ou não precisa de missionários”? Os participantes responderam afirmativamente. Disse Pe. Mosconi: “amanhã o pregador é Jesus Cristo. Ele vai perguntar se você vai ou não vai continuar”.

Sábado, às 8h, a equipe da Dimensão Litúrgica Diocesana conduziu o ofício da manhã e em seguida Pe. Mosconi deu prosseguimento à programação da manhã solicitando inicialmente que os participantes dissessem: “Senhor aqui estou. Eu quero continuar sendo missionário” e continuou refletindo sobre o que é missão e porque missão, que destacamos aqui: “Missão verdadeira é aquela que responde aos anseios mais verdadeiros da natureza humana”, afirmou o padre. E continuou: “porque somos motivados pela força do amor”, referindo-se ao segundo questionamento.

À tarde, mais missionários deram seus testemunhos sobre a caminhada missionária em suas comunidades e paróquias e os participantes se reuniram em grupos para refletir sobre a questão: “Que Diocese, que paróquias, que padres, nós queremos daqui para frente”?

A programação do sábado foi concluída com a oração da vigília e a entrega solene aos participantes de um anel como sinal da aliança com as Santas Missões Populares.

O Retiro foi encerrado, hoje, com uma missa presidida por Dom Jaime, presença marcante durante todo o evento, seguida de mais sugestões do padre Luis Mosconi, de avisos importantes e do agradecimento e recomendações carregados de entusiasmo e esperança do nosso bispo, a todos.

Dom Jaime: "devemos doar não só o que sobra, mas uma parte que pese um pouquinho"

0 comentários


O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, afirmou que a participação dos fiéis na festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campina Grande, tem um significado especial. Ele também afirmou que os fiéis mais engajados na paróquia devem participar da programação para aumentar a fé. "É um testemunho de corresponsabilidade, de participação", afirmou.

Para Dom Jaime, é necessário que as pessoas não só participem das celebrações ou até mesmo estejam engajadas nas pastorais da Igreja, mas que tenham atuação ativa, no mais amplo sentido da palavra. "Nós não podemos dizer que participamos da paróquia, que somos católicos, que somos integrados, se não nos interessamos pro aquilo que a paróquia, que o momento forte da festa nos oferece".

Para Dom Jaime, o verdadeiro católico é aquele que está sempre presente nas atividades de sua paróquia e sente-se feliz em poder estar engajado na Igreja. "Passou o tempo do católico só de nome. Agora é preciso zelar pela nossa identidade, dar testemunho, ocupar o nosso espaço e nos sentir, realmente, participantes, devotos e fiéis da festa da Imaculada".

'Ato de doação'

Ele disse ainda que esta participação não deve ocorrer apenas na programação religiosa da Imaculada Conceição, "mas também nas celebrações, nas novenas, nas missas, nos momentos de piedade e espiritualidade e, também à dimensão social e mais visível da fé solidária da Igreja, proporcionando às pessoas a contribuírem para que o Natal que vai chegar seja o grande momento em que Deus se manifeste no coração de cada um".

Ele se reportou à Ação Missionária, promovida pela Igreja na festa da Padroeira, que arrecadou roupas, alimentos de outros itens, para doação aos carentes. "São gestos de fraternidade que trazem para nós esta felicidade de nos sentir sensíveis, humanos, convertidos e generosos, sendo capazes de dar um pouco do que temos".

Dom Jaime finalizou com um importante recado aos fiéis, para que, ao ceder um pouco do que têm aos mais pobres, o façam de forma generosa. "Não é bom dar só o que sobra, mas que seja uma doação que pese um pouquinho, para que seja um gesto, realmente, de conversão, um gesto puro no que diz respeito à caridade, à partilha e ao sentimento de Jesus Cristo na vida de cada um".

Maiores informações diretamente na Catedral, pelo telefone: (83) 3321-3140 ou nos sites www.catedralcg.com.br/www.diocesedecampinagrande.org

Equipe de Divulgação da Festa

Festa da Padroeira de Campina Grande terá participação de fiéis das cidades vizinhas

0 comentários

A festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campina Grande, deverá ter a participação de fiéis de várias paróquias pertencentes à Diocese campinense - inclusive paróquias de cidades próximas a Cidade. A afirmação é do Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Administrador Paroquial da Catedral Diocesana, que confirmou a vinda de caravanas de vários municípios do chamado Compartimento da Borborema.

Segundo o Padre Márcio, Nossa Senhora da Conceição não é apenas padroeira de Campina Grande, mas da Diocese como um todo. "Esta é uma festa diocesana, não é uma festa só da Catedral. Nossa Senhora da Conceição é padroeira da Diocese toda".

Pe. Márcio lembrou que a Diocese de Campina Grande compreende mais de sessenta paróquias, localizadas em muitos municípios. "Nós convidamos todas as pessoas de Campina Grande e de outros municípios, em caravanas que chegam sempre, sobretudo para o nosso principal dia, que é o dia oito de dezembro".

Ele afirmou que toda a programação desenvolvida nos dias que antecedem o 8 de dezembro ocorre em função da data principal da festa. "Os nove dias que antecedem o dia oito de dezembro são de preparação e a gente conta mais, nestes dias de preparação, com a participação da população de Campina Grande".

Entretanto, o Administrador Paroquial da Catedral disse que, tradicionalmente, o principal dia da festa reúne pessoas de toda a Diocese, que participam da Procissão de Nossa senhora da Conceição, da Catedral até o Parque do Povo, e da celebração final, comandada pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha. "No dia 8, com certeza, o Parque do Povo contará com pessoas de toda a Diocese de Campina Grande", garantiu Pe. Márcio Henrique.


Fonte: CNBB NE 2

Dom Jaime destaca preocupação da Igreja Católica com os assuntos ambientais

0 comentários

O Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, esteve em Brasília, onde participou de um evento formado pela CNBB para debater questões acerca dos problemas do meio ambiente.


Em entrevista à Rádio Caturité AM, na manhã do último sábado (22), Dom Jaime deu detalhes sobre o encontro.

– Foi formada pela CNBB uma comissão para prestar assessoria a questões que vêm sendo debatidas, como o meio ambiente, a importância da água, os biomas, em que alguns assessores nos ajudaram a refletir. Iremos produzir algum material com o grupo de trabalho formado por professores e pesquisadores a respeito da sobrevivência do planeta – disse.

O Bispo ressaltou que desde o fim dos anos de 1970, a Igreja Católica no Brasil já se preocupa com questões ambientais e destacou a preocupação no assunto.
– Desde 1979 já vem se constituindo uma preocupação com o meio ambiente. Queremos discutir isso, tendo em vista a dignidade da pessoa em primeiro lugar – afirmou.
Fonte: CNBB NE 2