Mostrando postagens com marcador Seridó. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Seridó. Mostrar todas as postagens

EM DECISÃO POLÊMICA, BISPO JARDINENSE PUNE PADRE POR DESVIOS DE FUNÇÕES

0 comentários

O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, esclareceu na tarde de ontem (23) que a punição aplicada ao padre Nilson Nunes, da Paróquia de Cacimba de Dentro, no Brejo da Paraíba, não tem abrangência mundial, como a imprensa está noticiando. Segundo ele, o sacerdote não pode exercer o ministério sacerdotal em qualquer parte do Brasil.

Dom Lucena afirmou que não há possibilidade de reconsiderar a punição aplicada ao Padre Nilson, alegando que ele desviou-se das suas funções sacerdotais ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado. “Enquanto estiver secretário ele não exercerá o seu ministério sacerdotal”, afirmou.

O bispo explicou que outros sacerdotes da Igreja Católica exercem funções alheias ao seu ofício na Igreja porque, no passado, foram feitas concessões, como a Luiz Couto, Frei Anastácio, Frei Marcelino, Padre Levy. A rigor, portanto, a Igreja não permite que um sacerdote assuma qualquer outra função a não ser a que a ele foi destinada pela Igreja.

Explicou o bispo: “O padre se ordena e recebe a sua missão evangélica, celebrando, tomando conta de uma comunidade”. Qualquer atividade fora do que lhe é atribuido pela Igreja configura-se desfio de função sacerdotal, o que não é permitido pela igreja.

Dom Lucena tornou-se bispo no ano passado após atuar como padre, na região Seridó e ter sido administrador diocesano em Caicó, com a transferência de Dom Jaime Rocha para Campina Grande.


Fonte: DN Online

Falando em Parelhas e Festa, vamos falar de História...

1 comentários

Três versões contam o motivo de comunidade parelhense se chamar povoado da cobra

A comunidade fica na zona rural de Parelhas, mas a infra-estrutura lembra uma pequena cidade. Assim é o povoado Santo Antônio da Cobra. Um lugar de vida pacata, com pouco mais de 750 habitantes.

Aqui é comum encontrar moradores nas calçadas. Muitos são aposentados. O lugar já é habitado desde século dezenove, mas passou a ser chamado de povoado santo Antônio desde 1945, quando foi construída a capela.

O nome Santo Antônio se deu devido a fé de seus fundadores, que eram devotos do santo. Mas e o nome Cobra, você sabe por quê? Bem, você pode até não saber, mas aqui todo mundo sabe. Na verdade há três versões para a origem do nome.

A historiadora Fátima Medeiros, moradora do povoado, pesquisa sempre o passado da comunidade. Fez até um museu em casa e aqui guarda objetos inclusive do século dezenove, como esta máquina de costura, de mil oitocentos e sessenta e um. O oratório tem cento e vinte anos, pertencia a um morador do povoado. A maior parte dos objetos é do início do século vinte. Em mil novecentos e trinta o gado era abatido com armas como esta. Em mil novecentos e dez a luz elétrica ainda não era uma realidade na comunidade, a iluminação era feita com lamparina. Antes dela, as candeias.

Aqui também há objetos do tempo das minerações e algodão, duas grandes atividades econômicas do lugar no passado. No mundo da internet a rede mundial de computadores também é um grande veículo de informação no povoado, mas em 1960, era através de rádios como esse que os moradores ficavam por dentro das notícias.

Todos os objetos presentes no museu são doações de pessoas interessadas em resgatar a história de seu povo. Um povo que tem a fama de ser inteligente e que segundo algumas pessoas, a fama também de falar muito e falar alto. Será que o ditado “fala mais que homem da cobra” surgiu aqui?

Mas independente de mitos que se tenham a respeito do povoado Santo Antônio, morar neste cantinho de Parelhas é algo difícil de explicar para muitos.

Veja AQUI o vídeo!

Fonte: TV Seridó

Dom Delson se ausentou da Diocese de Caicó

0 comentários

O Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, viajou nesta quinta feira, dia 8 de janeiro.

Destino: Bahia.

Vai ficar por lá até o dia 18 de janeiro.

Motivo da viagem: visita aos familiares.

Quando retornar deverá ser procurado para uma audiência pelo prefeito da cidade, Bibi Costa.


Fonte: Blog do Robson Pires

Carnaúba dos Dantas perde um dos moradores mais populares

0 comentários

A cidade de Carnaúba dos Dantas perdeu um de seus moradores mais populares, o ex-funileiro de automóveis Antonio Hilton. Mas deve-se considerar que pelo nome de batismo ele não seria tão popular com foi dito, porque o ex-pintor de carro era reconhecidamente chamado de “C Seco”. A notícia da morte de Antonio Hilton na manhãde ontem, terça-feira (6), deixou a população triste e repercutiu na rede Internet, de imediato no Blog do Bira Viegas, um velho conhecido dele, que segundo disse, todos os domingos ficava à sua espera na porta da Churrascaria Central, em Carnaúba dos Dantas, para uma breve conversa e um pedido de ‘um trocado’ e um cigarro. "Vai deixar saudade”, comentou.

Antonio Hilton morreu aos 39 anos de idade e nos últimos tempos vinha enfrentando sérios problemas de alcoolismo. O seu sepultamento ocorreu nesta quarta-feira(7), no cemitério público de Carnaúba dos Dantas.

Bosco Araújo

Fonte: DN Online

Timbaúba dos Batistas passou a ser Paróquia a partir deste sábado (27)

0 comentários

Neste sábado passado (27) na Igreja de São Severino Mártir, na cidade de Timbaúba dos Batistas, a partir das 19 horas na missa presidida por Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Caicó, oficialmente haouve a fundação da nova Paróquia de São Severino Mártir.

Antes a Igreja de São Severino Mártir de Timbaúba dos Batistas pertenceu a Freguesia de Santana de Caicó e depois a Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas.

Portanto a Igreja-Capela tornou-se sábado Matriz e a Área Pastoral Autônoma de São Severino Mártir torna-se Paróquia. Vale ressaltar que são 79 anos que a cidade tem fé e devoção ao Santo Padroeiro.


TIMBAÚBA DOS ARTISTAS, TERRA DE SÃO SEVERINO MÁRTIR ATÉ HOJE AO ENTARDECER É CAPELA DEPOIS É MATRIZ DA FREGUESIA DAQUI!

Meninos calças curtas fomos nascidos e criados ao redor de uma gleba de terra por nome de Timbaúba dos Batistas.

Era um santo e abençoado lugar onde todos faziam uma só família mesmo sabendo da segregação racial da maloca, do cemitério, do grupo velho ou até mesmos dos nossos parentes afins.

Pois bem, o tempo ultrapassou o seu próprio tempo e ficamos a imaginar no dia de hoje Timbaúba dos meus amores, de minha infância, da minha juventude, dos meus ancestrais, como você está tão linda e bela sobre o sol causticante do nosso sertão do Seridó.

Mas nem parece aquela velha e querida terra onde aqui ficamos ou deixamos rastros das nossas próprias vidas. Mas o importante é ver você grandiosa e gentil como sempre, e acolhedora mãe dos filhos de Deus a procura da benção infinita de seu santo padroeiro nosso tão estimado São Severino Mártir, cuja fé e devoção iniciou-se em fins de 1929 sobre a cordialidade da saudosa Isabel de Brito, por uma graça alcançada e cuja imagem foste trazida do distante Recife, para estas terras por um dos seus descendentes Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, no ano de 1944.

Ali era tudo zelado e muito bem ornado sobre os olhos das moças velhas dos Clementes: Bertina, Beatriz e Stela. Quantas festas foram realizadas e quantas orações foram feitas para chegar até a magna data de hoje, onde a capela é matriz e a área pastoral é paróquia... Só temos que dizer, ó bendito e louvado seja São Severino Mártir por tamanha grandiosidade de fé e amor a todos nós.

Louvado seja Deus! Timbaúba dos Batistas, terra dos artistas e das bordadeiras também Amém.

28/12/2008

ARYSSON SOARES DA SILVA
Historiador

É celebrada missa em frente a casa do Padre Jocimar Dantas de Araújo em prol da Festa dos Negros do Rosário

0 comentários

Visando angariar recursos para a realização da Festa dos Negros do Rosário, que acontece de 30 de dezembro a 01 de Janeiro, em Jardim do Seridó, o prefeito eleito Padre Jocimar realizou missa com leilão em sua residência, na Rua Presidente Vargas, no Alto do Sagrado Coração de Jesus.

A missa foi celebrada pelo Padre Jocimar Domiciano e contou com a presença das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena, além de fiéis que vieram de cidades como São José do Seridó, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, alem de Jardim do Seridó

Na oportunidade foi realizado leilão de um carneiro, e toda sua renda será destinada para a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. A festa já tem 145 anos de tradição.

Seridó lidera ranking do desenvolvimento familiar

0 comentários

Quatro municípios do Seridó lideram o ranking do desenvolvimento familiar no Rio Grande do Norte. São elas Carnaúba dos Dantas e Ipueira, com 0,59; Acari, Jardim do Seridó e São José do Seridó, com 0,58. A informação está contida num levantamento - o Mapa da Pobreza no Brasil – elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS) divulgado pelo ministro Patrus Ananias. O IDF foi criado com base nos dados do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal e levam em conta seis indicadores, entre eles a vulnerabilidade das famílias inscritas no Bolsa Família, as condições de moradia, o acesso à informação e o desenvolvimento infantil.

No caso da renda, outro indicador da pesquisa, avaliam-se os gastos, quanto em dinheiro recebem os familiares e considera qual a parte do sustento não vem dos programas de transferências de renda. Quanto maior a renda e quanto maior a parte que não vem do Bolsa-Família, melhor é a nota.

Assim como o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano – criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – a escala do IDF vai de zero a um. Quanto mais próximo de um, melhor é o desenvolvimento. Na média, os municípios do Rio Grande do Norte atingiram uma nota intermediária no ranking – 0,53.

Parnamirim tem o melhor IDF da Grande Natal, impulsionado pelas condições de moradia dos mais pobres, pelo acesso das crianças ao ensino básico e também pela disponibilidade de recursos em obras voltadas para a redução da pobreza no município. O índice 0,56 é maior que o de São Paulo, capital do Estado mais rico do Brasil (0,55).

De todos os itens utilizados na formação do IDF, o pior é o acesso ao trabalho, que avalia a oportunidade que as pessoas têm de encontrar alguma forma de trabalho. Considera quanto dos membros da família estão ocupados, se o trabalho é na área rural, no setor formal ou informal, se recebe mais de um salário mínimo por mês.

Em 61 municípios, o IDF relacionado ao acesso ao trabalho é 0. E, se é dominada pelos Estados mais pobres do País, a lista inclui cidades em Minas, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás. Em mais de 3 mil municípios, o índice vai até 0,05.

No caso de Carnaúba dos Dantas, esse item é de 0,07, enquanto o de São Paulo é de 0,05. Especialistas em políticas públicas acham que as dificuldades dos familiares de jovens inscritos no Bolsa-Família de encontrar emprego estão relacionadas à baixa qualificação profissional e, em alguns caso, ao temor de perder o benefício.

Na outra ponta do ranking, os de maiores carências, estão Canguaretama, município da faixa litorânea do Rio Grande do Norte, produtor de cana-de-açúcar, com IDF 0,45; Serra de São Bento e Ielmo Marinho 0,46.

Município do Acre é um dos mais pobres do Brasil

São Paulo (AE) - Situado no Acre, na confluência dos rios Tarauacá e Jordão, o município de Jordão, de 6,3 mil habitantes, é um dos mais isolados do País. E também um dos dois mais pobres, segundo os índices do IDF. O lugar é tão remoto que foi ali, nas matas da região, que fotografaram meses atrás um grupo de índios isolados, apontando seus arcos, em atitude guerreira, para o avião que transportava estudiosos Funai, numa imagem que impressionou o mundo.

Uma das cidades mais próximas, Taraucá, dista cinco dias de viagem de barco. Tudo fica tão longe que o preço de um litro de gasolina custa R$ 4,30 - quase o dobro do que se paga na bomba em São Paulo. O botijão de gás chega a R$ 65. A distribuição da população lembra a de um Brasil antigo, quando a maioria das pessoas vivia na roça. O índice de analfabetismo chega a 61%. A internet só pode ser acessada por meio de rádio, em dois pontos da cidade: um no escritório do governo estadual e outro em uma lan house.

Veja o índice nas cidades do Seridó:

Carnaúba dos Dantas - 0,59
Ipueira - 0,59
Acari - 0,58
Jardim do Seridó - 0,58
Currais Novos - 0,57
Ouro Branco - 0,57
Parelhas - 0,56
São João do Sabugi - 0,56
São Fernando - 0,56
Timbaúba dos Batistas - 0,56
11º Caicó - 0,55
12º Cruzeta - 0,54
Equador - 0,54
14º Serra Negra do Norte - 0,53
15º Jardim de Piranhas - 0,52
16º Santana do Seridó - 0,51
São José do Seridó - 0,51

Fonte: Tribuna do Norte

Eleição para Conselhos Tutelares de Jardim do Seridó acontece neste domingo (28)

0 comentários

A eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Jardim do Seridó acontecerá neste domingo, dia 28 de dezembro, no horário de 8h às 17h com dois locais de votação, o Centro Educacional Felinto Elísio (CEFE) e na Escola Estadual Antônio de Azevedo. O voto é facultativo e a população poderá escolher até cinco nomes. O processo de apuração tem início logo após a finalização da eleição na Câmara Municipal de Vereadores.

No dia 22 de novembro aconteceu a prova de conhecimentos específicos do ECA, que foi realizada na escola estadual Antônio de Azevedo. E desde o último dia 27 de novembro, até o dia 26 de dezembro, aconteceu o período da campanha eleitoral para os candidatos. A eleição é realizada pelo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como presidente Paulo Gomes da Silva Filho.

Implantado pela atual administração pública municipal, o Conselho Tutelar em Jardim do Seridó, se tornou referência na Região Seridó e hoje é um dos melhores de todo o Estado.

Os conselheiros contam com um prédio próprio, material de escritório, ar condicionado, computador, acesso a internet, entre outros. Como também, condições necessárias para que desenvolvam o trabalho, como por exemplo: disponibiliza o transporte ou combustível para fazer as rondas durante a noite.

Em breve, os mesmos poderão utilizar um veículo novo que foi ganho recentemente pela cidade, por ter conquistado o certificado do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2008.

Confira a lista dos concorrentes:
1 - Gilvan Cabral de Albuquerque
2 - Sérgio Ramos de Azevedo
3 - Tietre Bezerra Neto
4 - Rosana Maria da Silva Lira
5 - Azemir Azevedo Filho
6 - Johanes Brito Viana
7 - Francicleide dos Santos Azevedo de Medeiros
8 - Lucila Dantas dos Santos
9 - Rozivan Bernadino de Azevedo
10 - Terezinha de Oliveira Cunha
11 - Aldjapatrícia de Azevedo Cunha
12 - Maria de Fátima da Silva
13 - Francinete Figueiredo dos Santos

Jardim do Seridó ganha Transpasse

0 comentários

Fotos: Matheus Araújo





A cidade de Jardim do Seridó-RN hoje (26), ganhou uma sede da empresas de vendas de passagens, Transpasse.

A benção de inauguração da referida empresa foi hoje aproximadamente às 16h, pelo Vigário Paroquial, Padre Domiciano e a presença da "empresária" da empresa na cidade jardinense, Adriana, que é também lojista. Na benção teve também a participação dos vizinhos.

A Empresa Transpasse tem suas sedes espalhadas por todo o RN, entre elas, Currais Novos, Caicó, Natal e Jardim do Seridó. Em Jardim do Seridó fica próximo ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Professora Gracinha é sepultada em Jardim do Seridó

0 comentários

A educação de Jardim do Seridó está de luto. Foi sepultada nesta tarde de terça-feira (16), a professora Maria das Graças de Medeiros, conhecida como "Professora Gracinha". Profissional dedicada, exemplo de mãe, amiga e acima de tudo dedicada a sua profissão, Gracinha morreu por problemas de saúde. Seu sepultamento aconteceu na tarde de hoje, com missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Maria das Graças de Medeiros era filha do casal Nezinho e Alice. Nasceu no dia 07 de julho de 1959 em Jardim do Seridó. Era casada com Joaci Matias de Araújo e mãe de João Paulo, de 16 anos, e Natália, de 15 anos. Trabalhava no Centro Educacional Felinto Elisio há aproximadamente 20 anos. Gracinha era irmã do atual vice-prefeito de Jardim do Seridó, José da Noite de Medeiros.

Desembargador Osvaldo Cruz inaugura novo Fórum de Jardim do Seridó

0 comentários

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador, Osvaldo Cruz inaugurou ontem (15), a reforma das novas instalações do Fórum Municipal Desembargador Oscar Siqueira na cidade de Jardim do Seridó. Na oportunidade, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a terceira sessão solene neste ano e concedeu Título de Cidadão Jardinense para Osvaldo Cruz, pelos relevantes serviços prestados ao município e por esta benfeitoria.

A solenidade contou ainda com a presença dos desembargadores, Cláudio Santos (filho ilustre), Expedito Ferreira, Rafael Godeiro (próximo presidente do TJ), juíza de direito da comarca de Jardim do Seridó, Maria Nivalda Neco Torquato Lopes; prefeito municipal, Edimar Medeiros Dantas (PSB); presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilberto Valdeger (PSB) e demais autoridades de Jardim e do Estado.

A partir de agora, o judiciário local passa a contar com sala para os oficiais de justiça, advogados, sala para acondicionar os arquivos, local para acomodação do Centro de Processamento de Dados (CPD) e reforma no Salão do Júri Popular. As novas instalações trazem mais estrutura e conforto para jurisdicionados da região.

Localizado na região do Seridó há 224 km de Natal, próximo a cidade de Acari e Caicó, Jardim possui uma população média de 12 mil habitantes e ainda responde por mais um Termo Judicial, na cidade de Ouro Branco. O novo fórum está situado na Rua José da Costa Cirne, número 200, no Bairro Esplanada.

Serviço:

A inauguração do serviço de "Drive-Thru" - no qual advogados e as partes podem protocolar petições sem sair do carro, abriu a lista de solenidades, neste mês de dezembro do Tribunal de Justiça do RN. Além de Jardim do Seridó, que começou ontem (15), mais 3 fóruns também serão inaugurados no interior do Estado.

Hoje dia 16 de dezembro em Extremoz, Caraúbas (18) e em Touros no dia (26). Totalizando 13 fóruns inaugurados e mais 2 reformados e ampliados nesses dois anos de administração do des. Osvaldo Cruz.

Uma ação que beneficiou quatro regiões do Estado, em cidades como Serra Negra do Norte, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Acari, Santana do Matos, Portalegre, São Miguel, Luís Gomes, Alexandria, Touros, Extremoz e Ipanguaçu, Currais Novos, Monte Alegre e Jardim do Seridó.

Nova estrutura em Jardim do Seridó traz benefícios para região

0 comentários

Jardim do Seridó recebe nessa segunda-feira, 12, as novas instalações do Fórum municipal desembargador Oscar Siqueira. O judiciário local passa a contar com sala para os oficiais de justiça, advogados, sala para acondicionar os arquivos, local para acomodação do Centro de Processamento de Dados (CPD) e reforma no salão do Júri Popular.

Localizado na região do Seridó há 224 km de Natal, próximo a cidade de Acari e Caicó, Jardim possui uma população média de 12 mil habitantes e ainda responde por mais um Termo Judicial, na cidade de Ouro Branco. As novas instalações trazem mais estrutura e conforto para jurisdicionados da região. O novo fórum está situado na rua José da Costa Cirne, número 200, no bairro Esplanada.

História:

Com uma economia diversificada, o Município possui algumas atividades econômicas voltada para a agropecuária, pesca, extrativismo vegetal e à silvicultura. A indústria, também diversificada, vem ampliando sua linha de atuação em: cerâmicas, oficinas de ferro, fábricas de móveis, fábricas de calçados e padarias.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi fundada por Antônio de Azevedo Maia, em 1824. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus construído em estilo gótico, em 1888 a 1892, no ponto mais alto, podendo ser visto em qualquer lugar da cidade.

Fonte: TJRN

Jardim do Seridó ganha carro novo pela conquista do Selo UNICEF

0 comentários

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte homenageou na tarde de ontem (09), em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Natal, os 40 municípios potiguares ganhadores semana passada dos certificados do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2008, em evento que aconteceu em Recife-PE. Na edição anterior, em 2006, 21 municípios norte-rio-grandenses ganharam o Selo. Esse número quase dobrou em 2008, com aumento de 90,5%. Outro dado a ser comemorado foi à queda de 50% da desnutrição de crianças menores de dois anos.

Na oportunidade, a governadora Wilma de Faria anunciou que as cidades vencedoras irão receber como prêmio por ter trabalhado e melhorado a qualidade de vida de crianças e adolescentes um veículo no valor de R$ 40 mil, através de convênio que será firmado entre o Governo do Estado e os municípios para estimular políticas que assegurem os direitos de crianças e adolescentes que vivem no semi-árido. E ainda, convênios em diversas áreas para que eles possam elevar seus indicadores sociais.

A solenidade contou com a presença da governadora Wilma de Faria, secretário estadual de Assistência Social, Fabian Saraiva; O coordenador técnico do Selo, Ruy Aguiar, coordenadora do Selo UNICEF para o RN, Tatí Andrade; presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria; deputada estadual, Márcia Maia; secretários estaduais, prefeitos, articuladores, entre outras autoridades. Como também, crianças e adolescentes de todo o Estado.

De Jardim do Seridó estavam presentes o prefeito municipal, Edimar Medeiros Dantas (PSB), a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e articuladora do Selo UNICEF, Ana Cristina Medeiros, o presidente do CMDA, Paulinho Filho, o coordenador de Comunicação, Josimário Nunes e os adolescentes responsáveis pelos quatro temas de Participação Social: Lênora Letícia, Antonio Felipe (Escola Zélia Costa), Amanda Azevedo (Escola Calpúrnia Caldas), Alisson Lima e Iraquitan Nascimento (Escola Maria de Lourdes).

Fonte: Marcos Dantas

Chove granizo em Caicó

0 comentários

Choveu granizo, na tarde desta quinta-feira, no município de Caicó. Foi na comunidade rural Manhoso, localizada a 24 km do centro da cidade em direção ao município de Jardim do Seridó.

Gilvan Costa, líder comunitário local, informou que por volta das 16 horas, o tempo fechou e começou a ventar forte e chover durante, aproximadamente, quinze minutos.

Pedras de gelo formadas pela chuva caíram em telhados de residências e retiraram galhos de árvores, mas não houve nenhuma vítima. "Apenas a aflição, o medo, porque a chuva veio acompanhada de vento. A chuva foi de 15 milímetros", disse Gilvan Costa.

O líder comunitário que tem 42 anos, declarou que nunca tenha presenciado uma chuva de granizo. O tempo na comunidade Manhoso continua com perspectiva de novas chuvas.

F.Gomes - Correspondente do Diário de Natal em Caicó.

Encerra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2008

0 comentários


Encerrou-se mais uma Festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, festa essa que é cheia de amor e devoção, porque Maria é mãe de todos e de cada um de nós.

Às 10h, houve o Solene Pontifical presidido pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Bispo da Diocese de Caicó e concelebrada por Padre Carlos Henrique (Ouro Branco), Padre Fabiano (São José do Seridó), Padre Rômulo (Lagoa Nova), Padre Domiciano (Jardim do Seridó), Padre Joaquim (Jardim do Seridó), Padre João Paulo (Carnaúba dos Dantas), Padre Jaime (Equador) e o mestre de cerimônia, Padre Emanuel Medeiros de Araújo (Santana do Seridó e Parelhas).

Às 17h, houve a procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo algumas ruas de Jardim do Seridó, com um bom número de fiéis cantando e rezando com amor e devoção. Após percorrer algumas ruas da cidade, encerrou-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento que abençoou a todos os seus filhos com seu amor de Pai unido a Maria com seu exemplo de Mãe. Após a benção de Jesus Sacramentado, o tesoureiro da Festa, José Araújo, divulgou o resultado financeiro parcial da Festa que foi de aproximadamente R$ 64.000,00 e seguiu-se com o arreamento da Bandeira da Festa pelo Pároco da Paróquia, momento esse que os fiéis emocionam-se pela passagem de mais uma Festa da Excelsa Padroeira. O arreamento foi realizado ao som dos instrumentos da Banda Euterpe Jardinense, que o próximo ano se prepara para os seus 150 anos de história. A procissão contou com a presença do Padre Emanuel.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é realizada há muito tempo e todos os anos a emoção, a devoção e a fé está presente nos que entram e saem daquela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e quem sabe também está presente nos enfermos que estão em casa escutando pelas ondas do rádio.

Esse ano os novenários foram dedicados aos Setores Missionários da Paróquia, são eles em ordem das novenas: São Vicente de Paulo, São Francisco de Assis, Dom Bosco, Santa Maria Goretti, São Francisco Xavier, Nossa Senhora da Salete e São José, Santa Clara Santo Antônio de Pádua e São Paulo, como também foram dedicadas aos Motoristas, Motoqueiros e Ciclistas, Agricultores e Associações Rurais, Jardinenses Ausentes, entre outros. No dia dos peregrinos jardinenses que passaram um mês celebrando novenas nas residências, condomínios e apartamentos dos irmãos jardinenses que moram em Natal-RN, e assim trazem as imagens de Nossa Senhora da Conceição para a casa Mãe, a Igreja Matriz de sua cidade de origem para celebrar com seus irmãos na fé e devoção a 8ª novena a eles dedicada. Tradicionalmente sendo no dia do Jantar de Confraternização dentro da parte social da Festa, que esse ano foi animada pelo grupo Barto e Segundo.

Após todas as missas e novenas da festa, os fiéis com fé, amor e devoção olhavam para a Excelsa imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pedindo as bênçãos à sua mãe, Maria, cantando “Derrama sobre este povo, as tuas bênçãos derrama, o teu olhar sempre novo, de teu amor nos inflama”, refrão do hino oficial da festa.

A Festa da padroeira de Jardim do Seridó tem suas tradições, que são elas: todas as vezes que termina a Missa Solene da festa pede-se para que homens ajudem a trazer o andor da imagem que sairá em procissão para ser ornamentado, ir de branco para a procissão, muitas vezes por causa de promessa, outra é imagens de Nossa Senhora da Conceição peregrinar um mês nas casas, apartamentos e condomínios dos jardinenses que moram em Natal. Mas uma que se classifica como uma mais famosa, é na verdade, a hora do beija, momento que o andor fica ornamentado dentro da Igreja Matriz e os fiéis devotos vão beijar a imagem não como adoração, mas como ato de devoção, respeito e amor. Sempre que a procissão e o arreamento da bandeira da Festa a imagem retorna para a parte interna da Matriz no seu andor e rosas, "essas rosas foram doadas para colocar no andor da imagem, então vai ficar no andor com a imagem", disse Padre Joaquim.

Passaram por nossa festa diversos sacerdotes como pregadores, celebrantes, mestre de cerimônia e diversas formas, são eles: Dom Lucena, Dom Delson, Padre Joaquim, Padre Domiciano, Padre Fabiano, Padre Rômulo, Padre Célio, Padre Alcivan, Padre Carlos Henrique, Padre Emanuel, Padre Amaurílio, Padre Jaime, Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Este ano comemora-se os 53 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola e 71 anos de Monsenhor Aluísio Rocha Barreto, que já passou muito tempo sendo presbítero em nossa cidade e hoje é presbítero da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da festa: fazer as pessoas refletirem a cerca do Evangelhos que contam os exemplos e testemunhos de Maria perante o Sofrimento e Alegrias da sua vida e da vida de seu filho amado, Jesus Cristo. Atrair aqueles filhos de Nossa Senhora mais distantes, reunir em torna de uma mesma fé irmãos de perto e de longe, jardinenses presentes e ausentes, visitantes, devotos e devotas de Maria Mãe de Deus.

Só nos resta esforçar-se para os pontos negativos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2008 e transformarmos em um ponto positivo no ano de 2009, além de continuar fazendo o que gostamos da festa de 2008, quem sabe com mais fé e esforço. “Esse ano estou completando 14 anos de sacerdócio e das duas paróquias que passei, Ouro Branco e Jardim do Seridó, essa foi a minha melhor Festa Religiosa. A Festa é do tamanho que o povo quiser se quiser uma festinha vai ser uma festinha, se quiserem uma ‘festona’ vão ter uma ‘festona’”, disse Padre Joaquim.


BEZERRA, Matheus Araújo da Silva. Publicado no dia 08/08/2008, no Jornal A FOLHA da Diocese de Caicó-RN.

Bispo de Guarabira esteve em Jardim do Seridó ontem prestigiando a festa da padroeira

0 comentários

Proibida a reprodução sem autorização prévia

O Bispo diocesano de Guarabira, no Estado da Paraíba, esteve ontem aqui no Seridó. Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena veio a Festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Jardim do Seridó, que desde o último dia 28 de novembro, movimenta a cidade seridoense.


Dom Lucena foi Sagrado Bispo em 17 de agosto deste ano e no dia 31 do mesmo mês tomou posse da diocese paraibana, também no passado foi Vigário Paroquial auxiliando o Mons. Ernesto e após algum tempo o sucedeu como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó.

Ontem(05), a convite do Pe. Joaquim José, Pároco de Jardim do Seridó, participou da novena da Padroeira e fez uma pregação sobre o tema: Maria: sinal solidário em Caná - Jo 2,1-12.

Primeiro Encontro dos Dantas das Oiticicas

0 comentários


Apresentação

Por ocasião da Ordenação Presbiteral de Gleiber Dantas de Melo, os descendentes do patriarca José Calazâncio Dantas quiseram reunir-se pela primeira vez para celebrar o evento e promover o reencontro de várias gerações.
Desde as reuniões iniciais para a organização do Primeiro Encontro dos Dantas das Oiticicas, surgiu a idéia de ser publicado um livro que facilitasse o reconhecimento de todos os familiares, uma vez que muitos já não se reconhecem entre si. Os dados começaram a ser coletados numa corrida contra o tempo! Como não era possível fazer o lançamento por ocasião do I Encontro, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2002, foi adiado para a Festa de Sant’Ana de 2003.

Como um livro genealógico é um documento histórico que se deixa para a posteridade, não poderia ser feito senão de modo científico e o mais completo possível. Era necessário um cuidado todo especial! O tempo foi passando... mas o livro nunca deixou de ser cobrado por aqueles que têm o grande desejo de conhecer melhor sua família, sua origem e sua história. Como também já cobravam o Segundo Encontro da Família Dantas das Oiticicas.
Às vésperas do Centenário do nascimento de Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, primeiro descendente do Coronel Bembém a ser ordenado presbítero, não havia ocasião mais oportuna para nós nos reunirmos outra vez, contando, dessa vez, com todos os recursos eletrônicos disponíveis para a divulgação do evento e a coleta da maior quantidade de dados para a elaboração do livro “Família das Oiticicas – Enverga, mas não quebra...”. Também porque não poderíamos deixar de reverenciar a nobre memória daquele que foi, certamente, o descendente de maior visibilidade do Coronel Bembém, o Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel.
Desejamos felicidade, alegria e paz a todos os nossos familiares e amigos que visitarem esta página virtual e, desde já, convidamos a todos para as comemorações do Centenário de Monsenhor Walfredo Gurgel e o Segundo Encontro da Família Dantas das Oiticicas. Pedimos, ainda, a colaboração de todos para fazerem seu cadastro próprio e o cadastro de outros familiares.
Agradecemos a visita invocando a bênção do Senhor nosso Deus e Pai! Com um forte abraço,

Padre Gleiber Dantas de Melo
Segundo descendente a ser ordenado Presbítero
g.dantas@yahoo.com.br
(84) 9944-6410

Adolescente mata um e fere outro em festa no Seridó

0 comentários

Uma pessoa morta e outra ferida. Esse foi o saldo de uma confusão na madrugada de hoje (23) no São Bento Casa Show, localizado no Sítio São Bento, no município de Santana do Seridó. O fato ocorreu por volta de 1h10.

Segundo informações de testemunhas, repassadas à polícia, um adolescente de 17 anos teria se envolvido numa confusão com Josimar Francisco de Araújo, de 39 anos. Ambos já eram inimigos e voltaram a discutir.

O adolescente sacou um revólver e efetuou dois disparos. Josimar ao ser atingido, caiu, tentou se levantar, mas tombou morto. O sobrinho da vítima, José Carlos da Silva, 26 anos, tentou evitar a confusão e também foi ferido com um disparo de revólver.

Foi socorrido no hospital de Parelhas e transferido para o Hospital Regional de Currais Novos, onde ficou em observação médica. Após o crime, o adolescente fugiu. Josimar morava em Parelhas. José Carlos e o adolescente também residem em Parelhas.

O baile que acontecia no clube fazia parte da programação social da festa de Santa Luzia, padroeira da comunidade São Bento. Com os crimes o baile acabou.

F.Gomes - Da equipe do DN Seridó

Jocimar é o quarto padre a assumir a Prefeitura de Jardim do Seridó

0 comentários


Ao assumir a prefeitura de Jardim do Seridó no dia 01 de janeiro de 2009, o Padre Jocimar Dantas de Araújo será o quarto sacerdote a assumir os comandos do município jardinense. A função já tinha sido ocupada, antes por Padre Targino de Souza Silva, por sinal tendo sido o segundo prefeito da historia do município; Padre João Avelino de Albuquerque Silva e Padre Luiz Wanderley.

Padre Jocimar, conta o historiador Sebastião Arnóbio de Morais, foi o único dos quatro a ser eleito com o voto popular. Os outros três assumiram na condição de interventor, e por poucos anos.

Apenas Padre Luiz Wanderley não fez um mandato que agradasse a população. Teve a difícil missão de substituir o farmacêutico Heráclio Pires, depois de sua cassação. Não conseguiu ter a mesma aceitação que Doutor Heráclio tinha, e de tão desgastado, foi embora da cidade e nunca mais voltou. Nenhum dos ex-prefeitos padres estão vivos.

Fonte: Blog do Marcos Dantas

Seridoense será ordenado na Paraíba

0 comentários

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos ganha mais um sacerdote.

No próximo domingo, dia 21, às 16 horas, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Catolé do Rocha (PB), o Frei José Xavier da Paixão será ordenado presbítero, pela imposição das mãos e orações consecretária do bispo de Cajazeiras (PB), Dom José Gonzalez Alonso.

Frei Xavier é oriundo da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal. A primeira missa presidida pelo novo padre acontecerá dia 28 próximo, às 19h30, na Matriz de Santa Maria Mãe.