Encerra-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição 2008


Encerrou-se mais uma Festa da excelsa padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, festa essa que é cheia de amor e devoção, porque Maria é mãe de todos e de cada um de nós.

Às 10h, houve o Solene Pontifical presidido pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Bispo da Diocese de Caicó e concelebrada por Padre Carlos Henrique (Ouro Branco), Padre Fabiano (São José do Seridó), Padre Rômulo (Lagoa Nova), Padre Domiciano (Jardim do Seridó), Padre Joaquim (Jardim do Seridó), Padre João Paulo (Carnaúba dos Dantas), Padre Jaime (Equador) e o mestre de cerimônia, Padre Emanuel Medeiros de Araújo (Santana do Seridó e Parelhas).

Às 17h, houve a procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo algumas ruas de Jardim do Seridó, com um bom número de fiéis cantando e rezando com amor e devoção. Após percorrer algumas ruas da cidade, encerrou-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento que abençoou a todos os seus filhos com seu amor de Pai unido a Maria com seu exemplo de Mãe. Após a benção de Jesus Sacramentado, o tesoureiro da Festa, José Araújo, divulgou o resultado financeiro parcial da Festa que foi de aproximadamente R$ 64.000,00 e seguiu-se com o arreamento da Bandeira da Festa pelo Pároco da Paróquia, momento esse que os fiéis emocionam-se pela passagem de mais uma Festa da Excelsa Padroeira. O arreamento foi realizado ao som dos instrumentos da Banda Euterpe Jardinense, que o próximo ano se prepara para os seus 150 anos de história. A procissão contou com a presença do Padre Emanuel.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é realizada há muito tempo e todos os anos a emoção, a devoção e a fé está presente nos que entram e saem daquela Matriz de Nossa Senhora da Conceição e quem sabe também está presente nos enfermos que estão em casa escutando pelas ondas do rádio.

Esse ano os novenários foram dedicados aos Setores Missionários da Paróquia, são eles em ordem das novenas: São Vicente de Paulo, São Francisco de Assis, Dom Bosco, Santa Maria Goretti, São Francisco Xavier, Nossa Senhora da Salete e São José, Santa Clara Santo Antônio de Pádua e São Paulo, como também foram dedicadas aos Motoristas, Motoqueiros e Ciclistas, Agricultores e Associações Rurais, Jardinenses Ausentes, entre outros. No dia dos peregrinos jardinenses que passaram um mês celebrando novenas nas residências, condomínios e apartamentos dos irmãos jardinenses que moram em Natal-RN, e assim trazem as imagens de Nossa Senhora da Conceição para a casa Mãe, a Igreja Matriz de sua cidade de origem para celebrar com seus irmãos na fé e devoção a 8ª novena a eles dedicada. Tradicionalmente sendo no dia do Jantar de Confraternização dentro da parte social da Festa, que esse ano foi animada pelo grupo Barto e Segundo.

Após todas as missas e novenas da festa, os fiéis com fé, amor e devoção olhavam para a Excelsa imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, pedindo as bênçãos à sua mãe, Maria, cantando “Derrama sobre este povo, as tuas bênçãos derrama, o teu olhar sempre novo, de teu amor nos inflama”, refrão do hino oficial da festa.

A Festa da padroeira de Jardim do Seridó tem suas tradições, que são elas: todas as vezes que termina a Missa Solene da festa pede-se para que homens ajudem a trazer o andor da imagem que sairá em procissão para ser ornamentado, ir de branco para a procissão, muitas vezes por causa de promessa, outra é imagens de Nossa Senhora da Conceição peregrinar um mês nas casas, apartamentos e condomínios dos jardinenses que moram em Natal. Mas uma que se classifica como uma mais famosa, é na verdade, a hora do beija, momento que o andor fica ornamentado dentro da Igreja Matriz e os fiéis devotos vão beijar a imagem não como adoração, mas como ato de devoção, respeito e amor. Sempre que a procissão e o arreamento da bandeira da Festa a imagem retorna para a parte interna da Matriz no seu andor e rosas, "essas rosas foram doadas para colocar no andor da imagem, então vai ficar no andor com a imagem", disse Padre Joaquim.

Passaram por nossa festa diversos sacerdotes como pregadores, celebrantes, mestre de cerimônia e diversas formas, são eles: Dom Lucena, Dom Delson, Padre Joaquim, Padre Domiciano, Padre Fabiano, Padre Rômulo, Padre Célio, Padre Alcivan, Padre Carlos Henrique, Padre Emanuel, Padre Amaurílio, Padre Jaime, Seminaristas, Acólitos e Coroinhas.

Este ano comemora-se os 53 anos de vida sacerdotal de Monsenhor Ernesto da Silva Espínola e 71 anos de Monsenhor Aluísio Rocha Barreto, que já passou muito tempo sendo presbítero em nossa cidade e hoje é presbítero da capital do estado do Ceará, Fortaleza.

Acreditamos ter alcançado os objetivos da festa: fazer as pessoas refletirem a cerca do Evangelhos que contam os exemplos e testemunhos de Maria perante o Sofrimento e Alegrias da sua vida e da vida de seu filho amado, Jesus Cristo. Atrair aqueles filhos de Nossa Senhora mais distantes, reunir em torna de uma mesma fé irmãos de perto e de longe, jardinenses presentes e ausentes, visitantes, devotos e devotas de Maria Mãe de Deus.

Só nos resta esforçar-se para os pontos negativos da festa de Nossa Senhora da Conceição 2008 e transformarmos em um ponto positivo no ano de 2009, além de continuar fazendo o que gostamos da festa de 2008, quem sabe com mais fé e esforço. “Esse ano estou completando 14 anos de sacerdócio e das duas paróquias que passei, Ouro Branco e Jardim do Seridó, essa foi a minha melhor Festa Religiosa. A Festa é do tamanho que o povo quiser se quiser uma festinha vai ser uma festinha, se quiserem uma ‘festona’ vão ter uma ‘festona’”, disse Padre Joaquim.


BEZERRA, Matheus Araújo da Silva. Publicado no dia 08/08/2008, no Jornal A FOLHA da Diocese de Caicó-RN.

0 comentários: