Posse do novo bispo de Guarabira acontece dia 31

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena tomará posse na Diocese de Guarabira (PB), dia 31 deste mês. A celebração acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, às 16 horas.

A ordenação episcopal de Dom Lucena aconteceu no último domingo, dia 17, às 9 horas, na Catedral de Santana, em Caicó. Foi ordenante, o Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e como co-ordenantes, o bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e o bispo de Campina Grande a administrador apostólico de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha. Vinte bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB, participaram da celebração, entre eles, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Presidente do Regional e Arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz. Dezenas de padres do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de diáconos, seminaristas, religiosas e centenas de leigos também participaram da celebração.

Dom Francisco Lucena nasceu no dia 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó (RN). Foi ordenado presbítero, também sob a imposição das mãos e oração consecratória de Dom Heitor, no dia 21 de março de 1991, na Catedral de Santana. Na Diocese de Caicó, ocupou várias funções, como ecônomo, reitor do Seminário Santo Cura D'Ars, professor da Faculdade de Teologia, entre outras. Quando da transferência do então bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha, para a Diocese de Campina Grande (PB), em abril de 2005, Pe. Lucena foi eleito administrador diocesano, função que exerceu até a posse do novo bispo, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, em 8 de outubro de 2006. De 28 de janeiro de 2007 até maio deste ano, o então Mons.Lucena estava à frente da Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa Nova. Em 28 de maio, foi nomeado bispo para a Diocese de Guarabira (PB).

0 comentários: