Mais de mil Missionários participam do Retiro das Santas Missões Populares em Campina Grande

Vila Olímpica Plínio Lemos Pe. Luis Mosconi
Com o lema “a Missão continua” realizou-se neste final de semana o IV Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SPM), na Vila Olímpica Plínio Lemos nessa cidade.

Participaram do evento que teve início no dia 12 e se estendeu até o domingo, 14, mais de mil missionários das diversas paróquias vinculadas à Diocese de Campina Grande.

Na sexta - feira à noite Dom Jaime Vieira Rocha, bispo diocesano da cidade, fêz a abertura acolhendo o pregador Pe. Luis Mosconi, que vem aqui contribuindo com a sua experiência nas SMP desde o primeiro retiro em maio de 2006, e todos os presentes.

Após a fala do bispo, Pe. Mosconi convidou seis missionários para dar testemunho da boa notícia sobre as Santas Missões Populares ao longo desses três anos e também aconteceu uma apresentação das semanas missionárias nas paróquias.

Encerrando esse momento, o padre perguntou: “para a missão continuar, precisa ou não precisa de missionários”? Os participantes responderam afirmativamente. Disse Pe. Mosconi: “amanhã o pregador é Jesus Cristo. Ele vai perguntar se você vai ou não vai continuar”.

Sábado, às 8h, a equipe da Dimensão Litúrgica Diocesana conduziu o ofício da manhã e em seguida Pe. Mosconi deu prosseguimento à programação da manhã solicitando inicialmente que os participantes dissessem: “Senhor aqui estou. Eu quero continuar sendo missionário” e continuou refletindo sobre o que é missão e porque missão, que destacamos aqui: “Missão verdadeira é aquela que responde aos anseios mais verdadeiros da natureza humana”, afirmou o padre. E continuou: “porque somos motivados pela força do amor”, referindo-se ao segundo questionamento.

À tarde, mais missionários deram seus testemunhos sobre a caminhada missionária em suas comunidades e paróquias e os participantes se reuniram em grupos para refletir sobre a questão: “Que Diocese, que paróquias, que padres, nós queremos daqui para frente”?

A programação do sábado foi concluída com a oração da vigília e a entrega solene aos participantes de um anel como sinal da aliança com as Santas Missões Populares.

O Retiro foi encerrado, hoje, com uma missa presidida por Dom Jaime, presença marcante durante todo o evento, seguida de mais sugestões do padre Luis Mosconi, de avisos importantes e do agradecimento e recomendações carregados de entusiasmo e esperança do nosso bispo, a todos.

0 comentários: