Patrizio Polisca, novo médico de Bento XVI

O Dr. Renato Buzzonetti se retira por motivos de idade

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 15 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou como subdiretor da Direção de Saúde do Estado da Cidade do Vaticano o Dr. Patrizio Polisca, que assume ao mesmo tempo o cargo de médico pessoal do Papa, segundo anunciou a Santa Sé nesta segunda-feira.
O Dr. Polisca substitui o Dr. Renato Buzzonetti, de 85 anos, que serviu o Vaticano durante os últimos quatro pontificados, a quem o Papa nomeou “arquiatra” (médico) pontifício emérito, como sinal de reconhecimento.
Patrizio Polisca, de 56 anos, especialista em cardiologia, anestesia, reanimação e professor no Instituto de Cardiocirurgia da Universidade Tor Vergata, de Roma, colaborava com Buzzonetti há algum tempo nos cuidados do pontífice.
Polisca é, além disso, presidente da Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos e, em virtude deste cargo, escreveu um artigo na edição italiana de L’Osservatore Romano de 12-13 de junho, no qual explica os critérios que os médicos levam em consideração para declarar que uma cura é cientificamente inexplicável.
Por sua parte, o Dr. Buzzonetti trabalhou 44 anos nos serviços de saúde da Cidade do Vaticano, ocupando-se não somente dos papas, mas também de cardeais, bispos, sacerdotes religiosos e dependentes leigos da Santa Sé.
Ele prestou sua obra profissional com discrição e profissionalismo, sempre com espírito de abnegação e entrega à pessoa do Papa”, explica a edição desta terça-feira de L’Osservatore Romano, recordando que “ele gozou da máxima confiança do falecido João Paulo II, quem o nomeou como seu médico pessoal, e de Bento XVI, quem o confirmou neste cargo, ao conhecer suas qualidades profissionais e humanas nos anos em que, como cardeal, confiou-se aos seus cuidados”.
“Agora ele se retira à vida privada para recolher as lembranças de uma longa e singular carreira realizada à sombra da Cúpula da Basílica de São Pedro. A ele se dirige o reconhecido agradecimento pelo bem que pôde realizar a favor de tantas pessoas”, acrescenta L’Osservatore Romano.
Durante os 27 anos de pontificado, Buzzonetti foi a sombra de João Paulo II, a quem acompanhou em todas as viagens pelo mundo e esteve ao seu lado após o atentado que sofreu na Praça de São Pedro em 13 de maio de 1981, e durante as diferentes intervenções cirúrgicas às quais o Papa Karol Wojtyla foi submetido no Hospital Agostiniano Gemelli de Roma.

Fonte: Zenit

1 comentários:

kaidasablich disse...

Stainless Steel Plating Ring - Titanium Arctiv
Titanium Arctiv is does titanium have nickel in it a Stainless Steel ford edge titanium Stainless Steel plate plate to hold titanium mens rings a piece of titanium 170 welder jewelry that fits your face and neck in aftershokz trekz titanium a solid,