Morre no Brasil um dos padres mais antigos em exercício no mundo

Monsenhor Airton Guedes tinha 102 anos, sendo 80 de sacerdócio

RECIFE, quinta-feira, 20 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- Monsenhor Airton Guedes, de 102 anos, faleceu na manhã de ontem, em Recife. O padre, que tinha 80 anos de vida sacerdotal, era considerado um dos presbíteros mais antigos em exercício no mundo.

Monsenhor Guedes fez todos os seus estudos eclesiásticos no Seminário de Olinda e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Licenciado em Teologia, ordenou-se sacerdote no dia 28 de outubro 1928, em Roma, recebendo o presbiterato das mãos do cardeal Basílio Pompoli.

Em 80 anos de sacerdócio, monsenhor Guedes foi pároco, capelão, professor de Sagrada Escritura e teologia dogmática, entre muitas outras atividades. Foi assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965.

A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou nota afirmando que agradece «a Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, por ter conduzido durante 80 anos a vida sacerdotal do nosso querido monsenhor Guedes, sacerdote fiel à Igreja e ao rebanho a ele confiado».

Na manhã de hoje, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Recife, foi celebrada a Missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo, Dom José Cardoso Sobrinho. O sepultamento estava marcado para acontecer logo em seguida, no Cemitério de Santo Amaro.

Segundo informou a CNBB, monsenhor Guedes estava há um mês internado e apresentava infecção generalizada. Há seis anos, o padre sofreu o primeiro de três derrames. Ele não andava nem articulava as palavras. No entanto, ainda concelebrava Missas.


Fonte: Zenit

0 comentários: