Termina hoje a festa da padroeira

Montagem: Matheus Araújo
Todos os setores do município de Acari comemoram até hoje, a programação da festa de Nossa Senhora da Guia. Neste período o Museu Histórico da cidade realizou a exposição Esculpindo Arte, que segue até dia 22 deste mês A mostra tem obras de Ambrosio Córdola, que faz esculturas de santos utilizando madeira.

Dimas Ferreira produz objetos utilizando a pedra granito e Dimauri Lima, faz um reaproveitamento de peças de carros e bicicletas através de esculturas relacionadas com as profissões.

LIVROS

O Museu ainda apresentou o Lançamento de livros como o de Pery Lamartine "Saint Exupéry na América do Sul". A obra é baseada na crença dos natalenses mais românticos de que Saint Exupéry, o famoso autor do livro "O Pequeno Príncipe" esteve em Natal quando realizou suas andanças pela América Latina. Erich Ettensterger falou sobre sua obra, "66 Razoes para descobrir o Rio Grande do Norte e deliciar-se com Ele". Os autores Ângela Lucia Ferreira, Anna Rachel Baracho Eduardo, Ana Caroline Dantas Dias e George Alexandre Ferreira Dantas apresentaram o livro "Uma cidade sã e bela, a trajetória do saneamento de Natal 1850-1969".

A poesia teve seu espaço com a apresentação da obra "Palaça", de Francisco Ivan. O escritor Joabel Rodrigues de Souza trouxe "Santana: Uma bela festa, uma longa história" e "Tororó, Berço de Currais Novos". Mas a exposição não foi só feita de lançamentos, o autor Abimael Silva apresentou ao público presente na festa, a reedição de duas obras: "Homens e Fatos do Seridó Antigo", escrito originalmente por Dom José Adelino Dantas e "Denominação dos Municípios", de Manoel Dantas. Este segundo foi lançado especialmente em Acari, mas ainda será ao público em Natal. A festa da padroeira é uma das principais que acontecem no município e cada ano que passa se comprova um sucesso de público e de atração que mostra a fé e a religiosidade do povo do Seridó.

COORDENADORA

Segundo a Coordenadora Cultural e Diretora do Museu, Maria da Guia de Medeiros, a festa termina hoje, mas os livros ficarão à venda no museu por tempo indeterminado para que os cidadãos acarienses tenham a oportunidade de adquiri-los.

A Festa de Nossa Senhora da Guia termina hoje com uma programação religiosa e cultural dedicada a moradores e turistas. Às 10h tem a missa Solene na Matriz de Nossa Senhora da Guia, às 16h30 tem a Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Guia pelas principais ruas e encerramento da Festa. À noite, às 20h Inauguração da Loja Maçônica "Acácia do Seridó" e Baile Cardoso e seus metais. E, às 21h começa a apresentação da atração musical no Pavilhão da Festa - Cowboys Fora da Lei e Adônis Antônio.


Fonte: DN Online

0 comentários: