O Bispo da Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson (foto) não anda satisfeito com o comportamento de alguns eleitores do Padre Jocimar (PMDB), candidato a prefeito de Jardim do Seridó.
Foi o que deixou transparecer na entrevista que concedeu à Rádio Cabugi do Seridó nesta quarta (14).
Dom Delson voltou a externar sua posição sobre candidaturas de padres, a mesma dita ao Blog, em primeira mão, quando do surgimento das especulações em torno da candidatura de Padre Jocimar.
"Não sou contra nenhum padre, o cidadão é livre pra fazer sua opção, sua escolha, agora deve assumir as conseqüências com honestidade por que nós não podemos admitir que o padre fique tentando enganar as coisas ao bispo, a igreja, querendo ser candidato, mas também querendo exercer o ministério ao mesmo tempo, querendo tomar proveito da igreja, isso que nós não podemos admitir", explicou o bispo. Dom Delson também condenou o uso da Igreja Católica como trampolim político, mas deixou claro que não estava querendo dizer que essa seria a intenção de Padre Jocimar. "É fazer da igreja trampolim para projeção política, isso aí é o fim de quem foi consagrado para o ministério e está misturando as coisas. Não quero dizer que o Padre Jocimar que ele tenha essas intenções, mas agente tem que dizer as coisas de maneira muito clara", disse Dom Delson.
O Bispo também condenou o uso de símbolos características da Igreja Católica nos comícios e passeatas. Ele se referiu na entrevista ao uso de vestidos simbolizando batinas. "Querem chamar a atenção das pessoas? Usem outros meios, a roupa sagrada tem um fim litúrgico para a celebração, para a oração da igreja, não para isso. Então peço a Jocimar e ao seu grupo que não usem esse expediente, é muito feio, é muito triste e que os católicos que estão vendo isso com certeza estão triste, aborrecidos, chateados, esperando até providencia, será que é preciso que a gente coloque a policia atrás disso para não blasfemar as coisas da igreja?", apelou o pastor da Igreja Católica do Seridó.
Na entrevista Dom Delson cobrou postura do candidato, pedindo orientação para que comportamentos dessa natureza deixassem de existir na cidade de Jardim do Seridó. "Eu imagino que o candidato deve ser um líder, e deve dar as orientações para o trabalho da sua equipe e aqueles que estão apoiando. Se ele não está liderando para o bem, está deixando o pessoal fazer o mal, é cúmplice, é responsável por isso. Então a sua liderança não está sendo boa, não está sendo positiva. Ele tem que rever isso enquanto é tempo, para que a sua campanha também não seja esfacelada", disse o bispo.
Coligação
A Coligação "Fé e Esperança", através de recentes contatos com o Blog, nega que o próprio candidato Padre Jocimar (PMDB) tenha estimulado ou incentivado em algum momento o uso de vestidos simbolizando batinas, ao mesmo tempo em que admite não ter condições de evitar que pessoas façam uso desse comportamento.
PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS E SOLENIDADES
Há 5 meses
0 comentários:
Postar um comentário