Papa visitará França de 12 a 15 de setembro

«Os bispos da França convidam os fiéis a se mobilizarem amplamente para acolher o Papa e agradecer a Deus pela mensagem de Lourdes», afirma um comunicado de imprensa emitido pelo episcopado.

Por sua parte, os Santuários de Nossa Senhora de Lourdes convidaram também os «bispos, os sacerdotes e fiéis de todo o país, em particular europeus, a irem em grande número para rezar em Lourdes com o Santo Padre».

Segundo o anúncio da Conferência Episcopal, a primeira etapa da viagem papal será Paris, aonde chegará na sexta-feira 12.

Após saudar as autoridades francesas (deverá ter encontros tanto com o presidente da República, Nicolas Sarkozy, como com outros representantes da nação), o Papa pronunciará uma conferência no Colégio dos Bernardinos, lugar de pesquisa e debate para a Igreja e a sociedade, dirigida ao mundo da cultura.

A seguir, segundo anunciou o episcopado, o Papa visitará a catedral de Notre-Dame de Paris «para celebrar as vésperas com os sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas».

Depois «dirigirá uma mensagem aos jovens reunidos no átrio da catedral».

No sábado, 13 de setembro, o Papa celebrará a missa na Esplanada dos Inválidos.

«Durante sua estadia na capital, o Papa terá encontros com os responsáveis de outras confissões cristãs, e com os representantes da comunidade judaica e da comunidade muçulmana», indica o comunicado.

Na tarde desse mesmo dia, viajará a Lourdes, onde percorrerá as três primeiras etapas do Caminho do Jubileu. À noite, ao final da procissão das tochas típicas do santuário, dirigirá sua palavra aos peregrinos.

No domingo, 14 de setembro, presidirá a missa solene em Lourdes para todos os peregrinos. À tarde, terá um encontro com a Conferência Episcopal da França e participará da procissão eucarística.

Por último, no dia 15 de setembro pela manhã, o Papa efetuará a quarta etapa do caminho do jubileu e ministrará o sacramento da unção dos enfermos durante uma celebração eucarística. Regressará a Roma nessa segunda-feira à tarde.


Fonte: Zenit

0 comentários: