Papa abençoa estátua do padroeiro dos farmacêuticos colocada no Vaticano

São João Leonardo, iniciador dos Clérigos regulares da Mãe de Deus

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 30 de abril de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI abençoou na manhã desta quarta-feira uma estátua de São João Leonardo (1541-1609), iniciador da Congregação dos Clérigos da Mãe de Deus, proclamado em 2006 padroeiro dos farmacêuticos.

A escultura, de 5,4 metros de altura, de 27 toneladas, é oba do artista italiano Paolo Cavallo.

A cerimônia de bênção aconteceu na Rua dos Cimentos (Via delle Fondamenta), na Cidade do Vaticano. A estátua foi colocada em um dos nichos laterais exteriores à Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde nos últimos anos foram erigidas estátuas de outros fundadores.

São João Leonardo era um farmacêutico, quando sua cidade, Lucca, viveu uma grave crise, durante a qual ele se dedicou a ajudar os pobres. Esta experiência o fez descobrir a vocação ao sacerdócio. Fundou a Congregação dos Clérigos para o ensinamento da doutrina cristã a crianças e jovens e para a renovação da vida apostólica do clero, convertendo-se em um protagonista da Reforma católica.

Com João Vives, em 1603 promoveu o que depois seria o Colégio Urbano de Propaganda Fide, centro para a formação de seminaristas missionários que ainda hoje tem grande importância, com sede em Roma, cidade na qual faleceu. João Leonardo foi proclamado santo por Pio XI, em 1938.

1 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia,

Me nome é Kleber Cousaquivite, sou Farmacêutico-Bioquímico, gostaria de adquirir uma estátua de São João Leonardo do Padroeiro dos Farmacêuticos, não conheço sua imagem, pode me ajudar.
Fico no aguardo.

Atenciosamente