Após os anos difíceis que a Igreja viveu no país
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 8 de abril de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI vai aos Estados Unidos de 15 a 20 de abril para dar esperança ao país e em particular a seus católicos, segundo ele mesmo anunciou em uma vídeo-mensagem publicada nesta terça-feira.
«Junto aos vossos bispos, escolhi como tema de minha viagem três simples, mas essenciais palavras: ‘Cristo, nossa esperança’», revela o pontífice, que visitará as cidades de Washington e Nova York.
A Visita acontece depois de que a Igreja no país atravessou anos difíceis, em particular por causa dos escândalos atribuídos a abusos de sacerdotes.
«Seguindo os passos dos meus venerados predecessores, Paulo VI e João Paulo II, pela primeira vez irei como Papa aos Estados Unidos da América, para proclamar esta grande verdade: Jesus Cristo é a esperança para os homens e as mulheres de toda língua, etnia, cultura e condição social.»
«Sim, Cristo é o rosto de Deus presente entre nós. Graças a Ele, nossa vida alcança sua plenitude e juntos, como indivíduos e povos, podemos formar uma família unida pelo amor fraterno, segundo o eterno desígnio de Deus Pai», afirma o Papa.
«Levarei a mensagem da experiência cristã também à grande assembléia das Nações Unidas, aos representantes dos povos do mundo», anuncia.
«Com efeito, o mundo tem mais que nunca necessidade da esperança: esperança de paz, de justiça, de liberdade; mas não poderá realizar esta esperança sem obedecer à lei de Deus, que Cristo levou a seu cumprimento com o mandamento do amor mútuo», declara.
«’Fazei aos outros o que quereis que eles vos façam, não lhes façais o que não quereis que eles vos façam.’ Esta ‘regra de ouro’ se encontra na Bíblia, mas é válida para todos, inclusive para os não-crentes», considera.
«É a lei escrita no coração do homem, e nela podemos reencontrar-nos todos, de modo que o encontro das diferenças seja positivo e construtivo para toda a comunidade humana.»
Dos quase 300 milhões de habitantes dos Estados Unidos, os católicos constituem 67,5 milhões.
Fonte: Zenit
Homenagens ao grande mestre
Há 4 meses
0 comentários:
Postar um comentário