Todos nós sabemos e experimentamos que a Vida Humana é o Dom mais precioso de Deus.
Tanto é assim que o Senhor Jesus Cristo deu a sua vida para resgatá-la. Se o Filho de Deus empenhou a sua vida para salvar a vida dos homens, esta passa a ter o valor da vida do próprio Deus. Deste modo, o ser humano tem um valor estupendo, vale o que vale o Filho de Deus, que derramou o sangue no altar da cruz para que todos Nele fossem salvos. É da relação amorosa do Deus Criador com a humanidade, no ato da Criação e da Redenção, que nasce a dignidade de cada pessoa.
Deus jamais abandona a pessoa humana, nem mesmo quando ela peca. Diante do ser humano pecador, Deus se faz misericórdia; diante do ser humano escravizado, Deus se faz libertador; diante do ser humano dominado pelo egoísmo, Deus se faz o Salvador pleno de amor; diante do ser humano empobrecido, Deus se faz pobre e obediente até a morte da cruz; diante do ser humano vaidoso, orgulhoso e auto-suficiente, Deus se faz caminho de conversão para a verdade redentora. O Senhor Deus não se cansa de procura o homem e a mulher para lhes mostrar o caminho da vida plena.
A Igreja de Jesus Cristo, que tem a responsabilidade de fazer acontecer neste mundo a vontade salvadora do Pai, se coloca do lado do projeto divino e, nesta quaresma, reafirma com todas as letras a defesa da vida. Anunciar a Boa Nova de Jesus consiste, pois, em dizer de todos os modos e em todos os lugares, que a vida humana é sagrada já na sua concepção, no seu desenvolvimento e no seu término com a morte natural. Qualquer mudança deste princípio fundamental é contrária a Lei Divina. Nós cristãos católicos temos, não só o dever de não aceitar tais inovações, mas o direito de denunciá-las. Por isto, em nome do direito sagrado de viver, concedido por Deus, recusamos e denunciamos o aborto, a eutanásia, a violência, o uso e o tráfico de drogas, o mau uso dos recursos públicos e a cultura da corrupção, e tudo que venha ferir a dignidade humana.
Graças a Deus, o povo brasileiro, na sua maioria, não aceita o aborto. A última pesquisa realizada pela Data Folha indicou que 85% dos brasileiros são contra o aborto. Isto significa que os deputados e senadores não podem mudar a lei em vigor no país, desrespeitando a imensa maioria. Se democracia é o governo do povo, está na hora do povo dizer abertamente que não aceita a imposição de uma minoria.
É verdade que mulher deve ter o domínio sobre o seu próprio corpo. Mas um novo ser que ela gera, já não é seu corpo, embora dependa dela. É um novo ser, que merece ser acolhido, amado e protegido, pela mãe, pelo pai, pela sociedade e pela lei do país.
Este ser é querido por Deus e ninguém tem o direito de acabar com sua existência. O que o estado deve fazer é oferecer às mães todas as condições para ter os seus filhos, alimentá-los e educá-los. Uma sociedade que opta por matar os seus filhos está numa profunda decadência moral e falência ética, está assinando o próprio atesto de óbito. Um país que pretende ser grande deve ser construído em princípios sólidos como o respeito à vida, o temor de Deus criador e protetor, a proteção aos mais fracos, a solidariedade, a educação das crianças e jovens para o bem e a verdade, a justiça social, a permanente luta contra a degradação dos princípios morais e do meio ambiente.
Desejamos nesta quaresma, reavivar o amor pela vida nos corações e mentes de todos. Este amor se manifesta nas pequenas atitudes da prática do respeito aos mais velhos, de ajudar um ancião a passar a rua ou de oferecer-lhe a cadeira para sentar-se; o cuidado dos adultos de não escandalizar as crianças com palavras impróprias ou conversas que elas não estão em condições de assimilar; da reverência dos jovens aos mais velhos; do reconhecimento dos direitos alheios e da honestidade de não pegar o que não lhe pertence. Uma sociedade civilizada cria um clima sereno de cordialidade e bom trato com todos, que favorece o surgimento da confiança e da devida atenção a vida própria e dos outros. Sonhamos com um dia novo de paz e de profundo respeito a toda pessoa. Que Deus nos conduza por este caminho e nos livre de toda ameaça à vida humana e à sua dignidade.
Por Dom Delson
PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS E SOLENIDADES
Há 5 meses
0 comentários:
Postar um comentário