Nesta Quaresma a Igreja do Brasil, através da CNBB, propõe para todos os católicos e para toda sociedade refletir e estudar a urgência de defender a vida. A Fraternidade dos homens e das mulheres de boa vontade é o sonho de Deus. Que todos formemos a sua família querida e amada. Uma família feliz, voltada para desenvolver de modo integral o dom precioso da vida com tudo o que ela encerra. Quando pensamos em Fraternidade, nos voltamos para as dimensões da solidariedade, do congraçamento de irmãos e irmãs na busca da justiça e da paz.
O tema desta Campanha: “Fraternidade e Defesa da Vida”, nos coloca diante de grandes desafios que se referem à necessidade vital de sermos construtores de Fraternidade e defensores da vida.
O Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade é levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e co-responsabilidade de todos na busca de sua plenificação, a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circunstâncias, e do compromisso ético do amor fraterno (Manual da Campanha, nº 13).
Para cumprir este objetivo a CNBB usa a sua experiência e investe neste tempo forte de Evangelização, que é a quaresma, fomentando a Fraternidade e debatendo com todas as instâncias da sociedade as questões que dizem respeito à vida, com o intuito de promovê-la e defendê-la.
A Diocese de Caicó participa desta Campanha. Todas as paróquias estão trabalhando o tema e inspirando-se no lema: Escolhe, pois, a Vida (Dt 30,19). Este mandato de Deus exige discernimento e abertura de coração para realizar o desígnio do Criador de proteger a vida.
Assim, nas paróquias, durante toda a quaresma, as comunidades, os grupos, os movimentos e pastorais estão se debruçando sobre o desafio de viver a Fraternidade dos Filhos de Deus, defendendo a vida. O material riquíssimo da Campanha está à disposição de todos: manual, CD, DVD, novenas, cartazes e folhetos. As celebrações vão ajudando a acolher a Palavra de Deus que ilumina esta realidade da vida com todas as suas dimensões e desafios.
Quem anseia por felicidade, paz e alegria, deve escolher a vida. A opção pela vida é a decisão mais honrosa que um ser humano pode tomar. O Senhor Deus soprou o seu hálito de vida sobre cada criatura e fez do homem e da mulher, imagem e semelhança sua. Quando se toca na vida, toca-se no próprio Criador, presente com seu sopro vital em cada um. A criatura pertence ao Criador.
Respeitar a vida é respeitar a Lei Natural presente em cada ser por impressão divina. A dignidade da vida nasce justamente do ato criador de Deus. Somos obra de suas mãos, da sua vontade e do seu amor. Ninguém tem, pois, o direito de ir contra a ação divina. Cabe a cada homem e a cada mulher reverenciar no seu semelhante à obra esplêndida do Criador e reconhecer Nele o seu irmão. Todos têm a mesma origem e todos estão associados ao mesmo e único gesto de amor do Pai. Gerados, pois, neste mesmo manancial de vida, constituímos a grande família de Deus e, portanto, a Fraternidade Universal.
É por isso que a defesa da vida é um dever sagrado de todos. A dignidade do ser humano vem de Deus e a felicidade humana consiste em servir a vida com todo afeto possível. Quem o faz encontra a paz. Quem o faz percorre o caminho da justiça e da santidade. Quem o faz nasce para Deus e vivifica com sua caridade aqueles aos quais serve. É assim que, pouco a pouco, se ergue a Fraternidade, onde a vida solidariamente é cuidada e protegida.
Por Dom Delson
PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS E SOLENIDADES
Há 5 meses
0 comentários:
Postar um comentário