Pesquisadores se reúnem na Casa de Cultura de Jardim do Seridó

Aconteceu ontem (10), pela manhã, na Casa de Cultura Popular Poeta Antídio de Azevedo, na cidade de Jardim do Seridó-RN, uma importante reunião sobre o Projeto Inventário da Cultura do Seridó, com a presença da coordenadora geral, Profª. Julie A. Cavignac e da secretária Andréia Aguiar. Estiveram presentes ao encontro os participantes, bolsistas e colaboradores do projeto.

O Projeto Inventário das referências culturais do Seridó tem como objetivo reunir e produzir informações sobre as principais manifestações culturais do Seridó, seguindo a metodologia proposta pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Este projeto iniciou-se em outubro de 2006, sob a coordenação de Jeanne Fonseca Leite Nesi e Léa de Souza (Sub-regional IPHAN-RN) e, Julie A. Cavignac (DAN/UFRN).

O mapeamento e o registro dos bens inventariados se agrupam nas seguintes categorias, conforme dinâmica estabelecida pelo grupo e de acordo com as instruções do IPHAN: celebrações, saberes e ofícios, expressões e lugares. Cada categoria corresponde a uma equipe composta de coordenadores, bolsistas e colaboradores. Cada equipe ficou responsável pelo levantamento de dados referentes a um determinado número de bens, de acordo com sua categoria.

Em Jardim do Seridó está sendo trabalhada, pela sua história e importância, a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1863, por iniciativa de Joaquim Antônio do Nascimento, e aprovada pela Lei 951 de 16 de abril de 1885.

A festa dos Negros como é conhecida se realiza de 30 de dezembro a 1º de janeiro. Como também, a culinária, artesanato, casarões, as devoções aos santos e os pontos turísticos.

O Projeto terá como desdobramentos a publicação de um livro contendo artigos analíticos escritos por especialistas da Região e documentários sobre alguns temas relevantes apontados durante a pesquisa. As informações também ficarão disponíveis no banco de dados do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), para qualquer pesquisador ter acesso.


Fonte: Marcos Dantas

0 comentários: