Jardim do Seridó

O povoamento do município começou com a chegada de Antônio Azevedo Maia, nos idos de 1770. Ele se tornou proprietário de um sítio e chamou-lhe de Fazenda Conceição.

Desmembrado de Acari, em 1858, o povoado de Conceição passou a município com o nome de Jardim, em virtude da existência de um belo jardim naquela localidade. E, com a denominação da região como Seridó, firmou-se Jardim do Seridó.

O município oferece aos visitantes vários atrativos, como os sítios arqueológicos, com locais para caminhadas, trilhas e passeios de canoas e cavalgadas. Bom lembrar que o clima local é muito quente, o que sugere roupas leves e frescas.

Jardim do Seridó possui também um significativo número de indústrias que produzem cal, telhas e tijolos. Há ainda confecção artesanal de louça de barro, esteiras, vassouras e chapéu de palha. Essa tendência deu à cidade o apelido de Cidade Industrial do Seridó.

Atrações

Rio Seridó
É um dos principais rios da cidade. Passa por lajedos escarpados, onde se descobre um pequeno lago de águas calmas e várias cachoeiras, conhecido como Poço da Moça.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A igreja foi construída pelo fundador da cidade, Antônio de Azevedo Maia, em 1824. Possui duas imponentes torres encimadas por bandeiras metálicas, uma de Nossa Senhora da Conceição e outra com as Armas do Império. No altar-mor, há uma imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, em tamanho natural.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Foi construído em estilo gótico, de 1888 a 1892, no ponto mais alto da cidade. Pode ser visto em toda a cidade. Possui em sua torre um relógio que até hoje serve para conferir a hora na cidade.

Fóssil animal pré-histórico
No sítio Riacho Verde, em 1856, foi encontrado um fóssil. Para alguns pesquisadores, esse era de um rinoceronte, já para outros era de uma gigantesca tartaruga que existia na Região do Seridó, no período da Pré-História. O sítio é aberto à visitação e fica distante 24 km da sede do município.

Festa de Nossa Senhora da Conceição
Ocorre sempre na primeira semana do mês de dezembro e segue até o dia 8, dia da padroeira. É uma festa da Irmandade do Rosário. Há apresentações, shows artísticos e apresentações culturais. Reúne um público expressivo, formado pela população local, moradores da região e visitantes.

Festa do Sagrado Coração de Jesus
São celebrações religiosas do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, há apresentações de bandas, quermesse e feirinha. Atrai o público local e das cidades vizinhas, além dos visitantes.



Por Daniel Araújo

Fonte: Portal Brasileiro de Turismo

0 comentários: