Estado do Vaticano
Em seu discurso na comemoração do 80º aniversário dos Pactos Lateranense
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 (
ZENIT.org).- O Vaticano é «um pequeno pedaço de terra para uma grande missão», recordou hoje o Papa, ao concluir o concerto com o qual se comemorou, na Sala Paulo VI, os 80 anos de existência do Estado Cidade do Vaticano.
O Papa fez próprio o título do congresso organizado para estudar a história do Estado e, ainda que não pretendesse aprofundar «em um discurso sobre este evento histórico sobre o qual vários especialistas estão oferecendo sua contribuição», dedicou um reconhecimento «a todos que foram protagonistas destas oito décadas de história».
Bento XVI quis recordar especialmente o Papa Pio XI, quando, ao anunciar a assinatura dos Pactos Lateranenses e a constituição do Estado, fez sua a frase de São Francisco de Assis: «Ele disse que a nova realidade soberana era para a Igreja, como para o Pobrezinho, esse pouco de corpo que bastava para estar unido à alma.
O Papa pediu orações para que o Senhor «continue velando por este pequeno Estado», especialmente por «quem está dirigindo a Barca, o Sucessor de Pedro, para que possa desenvolver com fidelidade e eficazmente seu ministério a favor da unidade da Igreja Católica, que tem no Vaticano seu centro visível e se expande até os confins do mundo».
O concerto aconteceu na presença do Papa e da Cúria Romana, e consistiu na execução do Oratório «Messias» de Handel, pela Orquestra da Rádio Televisão Irlandesa (RTE) e pelo Coro da Catedral de Dublin, Our Lady's Choral Society, dirigido por Proinnsías Ó Duinn.
Confira o Vaticano em tempo real clicando
AQUI!
0 comentários:
Postar um comentário