Secretário da CNBB fala sobre a Campanha da Fraternidade

Faltando poucos dias para a abertura da Campanha da Fraternidade (CF), o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, em entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da CNBB, explica os objetivos desta Campanha que convoca a sociedade brasileira a debater o tema da Segurança Pública. Fala da indústria da violência e do medo, além de apontar as ações práticas em favor de uma cultura de paz. Dom Dimas explica, ainda, o processo de escolha dos temas, realizado dois anos antes do lançamento da Campanha da Fraternidade.

“Nosso objetivo é suscitar um debate sobre a questão da Segurança Pública e as causas da violência, sobre a cultura do medo, que reina em muitos lugares, e promover uma cultura da paz, em todos os âmbitos”, afirma dom Dimas ao esclarecer os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2009.

Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a campanha será aberta no próximo dia 25, Quarta-feira de Cinzas, durante a missa das 9h, no Basílica Nacional de Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A missa será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada por dom Dimas. Após a missa, os bispos darão uma entrevista coletiva.

Segundo dom Dimas, é crescente a onda de violência no país e isso tem gerado medo na população. “A indústria do medo é um subproduto do sentimento de insegurança que as pessoas têm”, lembra o bispo. Entre as ações sugeridas pelo secretário-geral está a organização das chamadas Conferências Livres de Segurança Pública. + Leia mais

0 comentários: