Salesianos celebram 150 anos de sua fundação

Dom Bosco como exemplo da espiritualidade Salesiana

O aniversário será comemorado neste sábado

ROMA, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Os membros da «Sociedade de São Francisco de Sales», ou «Sociedade Salesiana de São João Bosco», mais conhecidos como Salesianos, preparam-se para iniciar as celebrações do 150º aniversário de sua fundação.

Nascida oficialmente em 18 de dezembro de 1859 em Turim (Itália), por iniciativa de São João Bosco, a Congregação Salesiana está presente hoje em 129 nações com 16.092 salesianos (10.669 sacerdotes, 2.025 coadjutores, 2.765 seminaristas, 515 noviços e 118 bispos, entre os quais 5 são cardeais).

O aniversário recorda a reunião que aconteceu em 18 de dezembro de 1859 nos aposentos de Dom Bosco, no Oratório de São Francisco de Sales de Valdocco, em Turim, onde 18 jovens, segundo se assinala na histórica ata, decidiram «erigir-se como Sociedade ou Congregação que, tendo como objetivo o ajudar-se mutuamente para a própria santificação, promovesse a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação».

O reitor maior dos salesianos, Dom Pascual Chávez Villanueva, na carta de convocatória do 150º aniversário, dirigida a todos os salesianos do mundo, definiu 2009 como «um ano de graça» que deve ajudar os filhos de Dom Bosco a recordar sua própria origem e as finalidades às quais estão chamados.

São diversas as iniciativas e atos programados pelos 93 províncias (inspetorias) em que está organizada a congregação. O ano de celebrações começará oficialmente amanhã, sábado, 31 de janeiro, festa litúrgica de São João Bosco. Nesse dia, o reitor maior, Dom Chávez, presidirá, na basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco (Turim), uma celebração eucarística que se transmitirá ao vivo pelo canal italiano Telepace às 18h (hora de Roma). Nessa Eucaristia, o IX sucessor de Dom Bosco dará a tradicional mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano presentes em todo o mundo.

Na mesma data se espera a publicação do conteúdo do «Projeto Europa» da Congregação Salesiana que, procurando responder aos novos desafios que o velho continente propõe à vida religiosa, à educação e à formação dos jovens, compromete-se a relançar sua própria presença na Europa.

Este «ano de graça» se distinguirá pela celebração de algumas datas especiais: em 25 de maio, em proximidade da festa de Maria Auxiliadora; em 24 de junho, dia onomástico de Dom Bosco, festa do Reitor Maior; em 16 de agosto, dia do nascimento de Dom Bosco; e em 18 de dezembro, dia em que os salesianos do mundo estão convidados a renovar sua profissão religiosa.

Um acontecimento relevante será a peregrinação de uma urna que contém uma relíquia insigne de Dom Bosco, que percorrerá as diversas nações em que os salesianos estão presentes. O longo itinerário começará em julho deste ano, no Chile, e concluirá em 2015, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

0 comentários: