Falando em Parelhas e Festa, vamos falar de História...

Três versões contam o motivo de comunidade parelhense se chamar povoado da cobra

A comunidade fica na zona rural de Parelhas, mas a infra-estrutura lembra uma pequena cidade. Assim é o povoado Santo Antônio da Cobra. Um lugar de vida pacata, com pouco mais de 750 habitantes.

Aqui é comum encontrar moradores nas calçadas. Muitos são aposentados. O lugar já é habitado desde século dezenove, mas passou a ser chamado de povoado santo Antônio desde 1945, quando foi construída a capela.

O nome Santo Antônio se deu devido a fé de seus fundadores, que eram devotos do santo. Mas e o nome Cobra, você sabe por quê? Bem, você pode até não saber, mas aqui todo mundo sabe. Na verdade há três versões para a origem do nome.

A historiadora Fátima Medeiros, moradora do povoado, pesquisa sempre o passado da comunidade. Fez até um museu em casa e aqui guarda objetos inclusive do século dezenove, como esta máquina de costura, de mil oitocentos e sessenta e um. O oratório tem cento e vinte anos, pertencia a um morador do povoado. A maior parte dos objetos é do início do século vinte. Em mil novecentos e trinta o gado era abatido com armas como esta. Em mil novecentos e dez a luz elétrica ainda não era uma realidade na comunidade, a iluminação era feita com lamparina. Antes dela, as candeias.

Aqui também há objetos do tempo das minerações e algodão, duas grandes atividades econômicas do lugar no passado. No mundo da internet a rede mundial de computadores também é um grande veículo de informação no povoado, mas em 1960, era através de rádios como esse que os moradores ficavam por dentro das notícias.

Todos os objetos presentes no museu são doações de pessoas interessadas em resgatar a história de seu povo. Um povo que tem a fama de ser inteligente e que segundo algumas pessoas, a fama também de falar muito e falar alto. Será que o ditado “fala mais que homem da cobra” surgiu aqui?

Mas independente de mitos que se tenham a respeito do povoado Santo Antônio, morar neste cantinho de Parelhas é algo difícil de explicar para muitos.

Veja AQUI o vídeo!

Fonte: TV Seridó

1 comentários:

Paulo Egito disse...

Ola' Matheus Araujo,

Voce teria algum email da historiadora Fatima Medeiros? Estou fazendo a arvore genealogica da minha esposa, e ela e' descendente de uns Medeiros do Povoado da Cobra, entao acredito que a Fatima Medeiros possa ter alguma informacao (e quem sabe ate' ser prima dela).

Obrigado pela atencao,

Paulo Egito