Igreja católica vai exigir cursos para que as pessoas sejam padrinhos

As igrejas católicas ficaram lotadas no final de semana que passou por causa da grande procura de pais que procuraram os templos para batizarem seus filhos. O motivo é que a partir do dia 1º de janeiro a Diocese de Caicó vai exigir que os padrinhos passem por cursos, que o bispo diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, prefere chamar de encontros de formação.

"É uma coisa tão estranha que a Diocese de Caicó, acho que é a única Diocese que não tinha esse curso do batismo que a gente não quer nem que chame curso. São encontros de formação para preparação do sacramento que é tão importante na vida do ser humano", disse o bispo. Dom Delson declarou que em outras dioceses essa prática já foi introduzida há muito tempo.

"Já estão revisando esses cursos, melhorando para ver como conduzir efeitos mais eficazes na caminhada das comunidades cristãs. Quando eu cheguei aqui achei que era uma lacuna, estava aí descoberta, começamos a falar e a preparar e chegamos à conclusão de propor para toda a Diocese essa oportunidade dos nossos leigos, das famílias terem que se prepararem melhor para o batismo", narrou.

Dom Delson acha que não é uma exigência no sentido negativo. "As pessoas deveriam assumir isso com muita alegria porque será uma oportunidade de aprofundar mais a sua fé. Nós estamos dando um presente para as famílias que essa oportunidade. Eu creio que as pessoas vão entender isso como um presente que a igreja está oferecendo para todas as famílias quando pensam em realizar o sacramento do batismo", narrou.

O bispo avaliou que não há motivo para os padrinhos se negarem a participarem dos cursos. "Não tem motivo, não é curso que vai ocupar tanto tempo, geralmente é à noite, se não puder fazer numa paróquia pode fazer noutra. O importante é que exista essa preparação, as equipes vão ter oportunidade de flexibilizar os horários, oportunizar que todos se interessem", assinalou.

Dom Delson observou que os párocos podem analisar as situações de cada um que encontre dificuldade de realizar o curso.

Fonte: DN Seridó

0 comentários: