A não ser que o governo do Estado mude de idéia, Mossoró poderá ficar sem o seu aeroporto em breve. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu início ao processo de rescisão do termo de convênio que autoriza o município a operar o aeroporto Dix-sept Rosado. A intenção do governo de se desfazer do equipamento vai na contra-mão, por exemplo, da atitude do governo do Ceará, que investe forte no aeroporto de Aracati, cidade a cerca de 60 km de Mossoró, e poderá exercer uma forte influência comercial na região.
As informações são da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que se disse ‘‘estarrecida’’ com a confirmação do pedido de fim do convênio feito entre o governo do Estado e a União. Ela declarou que representantes da Anac estiveram no aeroporto e verificaram a necessidade de fazer uma ‘‘série de benefícios’’. A senadora citou como obras que precisavam serem feitas um muro, uma vez que o aeroporto está em área residencial e às vezes a pista é invadida por animais, e a iluminação.
“Em Brasília, tive informações com a Infraero de que foram encaminhados R$ 1,2 milhão para o aeroporto, mas o dinheiro voltou porque não foi apresentado nenhum projeto de melhorias por parte do governo. E, nesse processo, a prefeitura sequer foi comunicada’’, disse Rosalba Ciarlini.
Ela acrescentou que o aeroporto não tem mais linhas aéreas por causa da falta de investimento por parte do governo. A linha que opera com a maior regularidade faz o trajeto Mossoró - Fortaleza - Fernando de Noronha - Natal. Por outro lado, a senadora destaca a importância do equipamento para o setor produtivo da região.
‘‘Vários malotes do Banco do Brasil e dos Correios circulam pelo aeroporto Dix-sept Rosado, que também é muito utilizado pela Petrobras, empresas de agro-negócio e a indústria salineira’’, exemplifica Ciarlini. Por fim, ela lembrou dos ‘‘fortes investimentos’’ que o governo do Ceará está fazendo no aeroporto de Aracati, o que, segundo ela, pode fazer com que a cidade cearense ganhe uma influência aeroportuária centralizadora na região.
A Anac, em um ofício encaminhado para o diretor regional do DER/RN, Jader Torres, expressa que o aeroporto de Mossoró foi ‘‘selecionado para compor o sistema estadual de aeroportos em decorrência da importância do município no contexto sócio-econômico e por apresentar demanda por transporte aéreo regional regular’’. O texto é assinado por Alexandre Gomes de Barros, um dos diretores da Anac.
Barros ainda comunicou que a rescisão de convênio requisitada pelo governo do RN ‘‘poderá resultar na desativação do aeródromo de Mossoró’’. Por isso, Barros solicitou a Torres que reconsiderasse o pedido.
Torres não acredita na desativação
O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens no Rio Grande do Norte, Jader Torres, disse que o Estado está entregando o aeroporto porque não tem condições de bancar os recursos necessários para promover a ampliação da pista. E negou a possibilidade do aeroporto ser desativado.
Sobre o pedido de reconsideração feito pelo diretor da Anac, Alexandre Gomes de Barros, Torres disse que reiterou o pedido de rescisão do termo de convênio.
‘‘Estamos fazendo uma transferência de gestão para o governo federal para que ele possa fazer os investimentos necessários. Se, em vez disso, a União considerar a desativação do aeroporto, o estado se posicionará contra’’, afirmou Jader Torres.
De acordo com o diretor do DER, a aeroporto precisa ampliar 150 metros para cada lado de sua pista. Como ele está localizado em uma área com forte densidade habitacional, Torres alega que a quantia desembolsada pelo governo seria muito alta.
Torres ainda disse que o fato do governo do Ceará estar investindo no aeroporto de Aracati não afeta a importância que o aeroporto de Mossoró tem na região. ‘‘Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eles (o governo cearense) podem fazer o investimento que quiserem e o aeroporto de Mossoró continuará sendo relevante para o desenvolvimento econômico local’’, garantiu ele.
A ampliação e modernização do aeroporto de Aracati (a 159 km de Fortaleza), de acordo com o site do jornal cearense O Povo, está orçada em R$ 12 milhões e vai aumentar o comprimento da pista dos atuais 1.200 metros para 1.800 metros. O terminal está habilitado para para receber aeronaves com até 160 passageiros e terá condições de receber 150 mil passageiros por ano.
As informações são da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que se disse ‘‘estarrecida’’ com a confirmação do pedido de fim do convênio feito entre o governo do Estado e a União. Ela declarou que representantes da Anac estiveram no aeroporto e verificaram a necessidade de fazer uma ‘‘série de benefícios’’. A senadora citou como obras que precisavam serem feitas um muro, uma vez que o aeroporto está em área residencial e às vezes a pista é invadida por animais, e a iluminação.
“Em Brasília, tive informações com a Infraero de que foram encaminhados R$ 1,2 milhão para o aeroporto, mas o dinheiro voltou porque não foi apresentado nenhum projeto de melhorias por parte do governo. E, nesse processo, a prefeitura sequer foi comunicada’’, disse Rosalba Ciarlini.
Ela acrescentou que o aeroporto não tem mais linhas aéreas por causa da falta de investimento por parte do governo. A linha que opera com a maior regularidade faz o trajeto Mossoró - Fortaleza - Fernando de Noronha - Natal. Por outro lado, a senadora destaca a importância do equipamento para o setor produtivo da região.
‘‘Vários malotes do Banco do Brasil e dos Correios circulam pelo aeroporto Dix-sept Rosado, que também é muito utilizado pela Petrobras, empresas de agro-negócio e a indústria salineira’’, exemplifica Ciarlini. Por fim, ela lembrou dos ‘‘fortes investimentos’’ que o governo do Ceará está fazendo no aeroporto de Aracati, o que, segundo ela, pode fazer com que a cidade cearense ganhe uma influência aeroportuária centralizadora na região.
A Anac, em um ofício encaminhado para o diretor regional do DER/RN, Jader Torres, expressa que o aeroporto de Mossoró foi ‘‘selecionado para compor o sistema estadual de aeroportos em decorrência da importância do município no contexto sócio-econômico e por apresentar demanda por transporte aéreo regional regular’’. O texto é assinado por Alexandre Gomes de Barros, um dos diretores da Anac.
Barros ainda comunicou que a rescisão de convênio requisitada pelo governo do RN ‘‘poderá resultar na desativação do aeródromo de Mossoró’’. Por isso, Barros solicitou a Torres que reconsiderasse o pedido.
Torres não acredita na desativação
O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens no Rio Grande do Norte, Jader Torres, disse que o Estado está entregando o aeroporto porque não tem condições de bancar os recursos necessários para promover a ampliação da pista. E negou a possibilidade do aeroporto ser desativado.
Sobre o pedido de reconsideração feito pelo diretor da Anac, Alexandre Gomes de Barros, Torres disse que reiterou o pedido de rescisão do termo de convênio.
‘‘Estamos fazendo uma transferência de gestão para o governo federal para que ele possa fazer os investimentos necessários. Se, em vez disso, a União considerar a desativação do aeroporto, o estado se posicionará contra’’, afirmou Jader Torres.
De acordo com o diretor do DER, a aeroporto precisa ampliar 150 metros para cada lado de sua pista. Como ele está localizado em uma área com forte densidade habitacional, Torres alega que a quantia desembolsada pelo governo seria muito alta.
Torres ainda disse que o fato do governo do Ceará estar investindo no aeroporto de Aracati não afeta a importância que o aeroporto de Mossoró tem na região. ‘‘Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eles (o governo cearense) podem fazer o investimento que quiserem e o aeroporto de Mossoró continuará sendo relevante para o desenvolvimento econômico local’’, garantiu ele.
A ampliação e modernização do aeroporto de Aracati (a 159 km de Fortaleza), de acordo com o site do jornal cearense O Povo, está orçada em R$ 12 milhões e vai aumentar o comprimento da pista dos atuais 1.200 metros para 1.800 metros. O terminal está habilitado para para receber aeronaves com até 160 passageiros e terá condições de receber 150 mil passageiros por ano.
0 comentários:
Postar um comentário