Papa fez nomeações de bispos no Brasil

A Santa Sé informou hoje que Bento XVI nomeou bispo da vacante diocese de Juína (Mato Grosso, Brasil), o padre Neri José Tondello, do clero da diocese de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) e o bispo da diocese de Januária (Minas Gerais, Brasil), o padre José Moreira da Silva, do clero da diocese de Porto Nacional (Tocantins).
Vamos abaixo sabermos um pouco sobre eles:

Padre Neri José Tondello nasceu a 24 de março de 1964, em Antônio Prado (RS). Estudou filosofia na Universidade de Caxias do Sul e teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Tem mestrado em filosofia e teologia pela PUC-RS e doutorado em Doutrina Social da Igreja pela Universidade de Granada (Espanha).

Foi ordenado sacerdote em 1993, na diocese de Caxias do Sul, onde foi vigário paroquial, reitor do Seminário propedêutico e diretor espiritual em diferentes seminários.

Desde 2002 é sacerdote fidei donum na diocese de Juína. Desempenha a função de reitor do Seminário maior sediado em Cuiabá e é professor de filosofia e teologia no SEDAC (Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa), em Cuiabá.
Padre José da Silva, que até o momento era pároco da igreja de Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga (Tocantins), sucede Dom Anselmo Müller, que apresentou pedido de renúncia por motivo de idade.

Padre José Moreira da Silva nasceu a 8 de junho de 1953, em Ponte Alta (Tocantins). Estudou filosofia no Seminário de Porto Nacional e no Seminário maior da arquidiocese de Juiz de Fora, onde também estudou teologia. Especializou-se em direito canônico, pastoral familiar, espiritualidade e parapsicologia.
Após sua ordenação sacerdotal, em 1982, atuou como pároco em diversas paróquias. Foi também vice-reitor do Seminário menor da diocese de Porto Nacional, além de desempenhar outras funções no âmbito administrativo da diocese.
Informações: Zenit

0 comentários: