
Um dos trabalhos da Comissão é rever o documento 55 da CNBB, que trata da formação presbiteral. O documento deverá ser atualizado, dado que sua publicação ocorreu em 1995. “A CNBB tem necessidade de atualizar o documento porque a realidade do Brasil já mudou em grande parte e, também, porque a aprovação do texto já venceu”, explica o presidente da Comissão, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI).
Segundo Dom Sérgio, o tema central da Assembléia é bastante amplo, pois inclui a formação básica ou inicial e a formação permanente dos presbíteros, ou seja, “a formação continuada”. Dom Sérgio disse que, durante a última reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada em setembro, os bispos pediram que o tema central não ficasse restrito às Diretrizes para a formação dos futuros presbíteros, mas que fosse contemplada a formação presbiteral de modo mais amplo, considerando a vida e o ministério dos presbíteros.

Também são contemplados no texto alguns eixos do Documento de Aparecida. “Nós damos uma atenção especial ao Documento de Aparecida, sobretudo, em dois grandes eixos: o discipulado e a missão”, afirma Dom Sérgio. “Nós queremos formar discípulos missionários de Jesus Cristo na vocação para o sacerdócio”.
Além de Dom Sérgio, fazem parte da Comissão que esteve reunida em Brasília, o bispo de Santarém (PA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias; o bispo de Palmas e Francisco Beltrão (PR), Dom José Antônio Peruzzo; o bispo da prelazia de São Félix (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner; o bispo de Ponta Grossa (PR), Dom Sérgio Arthur Braschi e o bispo emérito de Uruguaiana (RS), Dom Ângelo Domingos Salvador. Também participam da Comissão os seguintes peritos: Padre Reginaldo de Lima, Padre Dalton Barros de Almeida, Padre Vitor Feller, Padre Paulo Dal Bó, Padre Geraldo Dondici Vieira e Tânia Maria Couto Maia.
Fonte: CNBB
Clique Aqui! ou acesse http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_48a0466e5ab14.pdf para ver o Documento 55 da CNBB.
0 comentários:
Postar um comentário