Brasil: Igreja quer formar e educar para a comunicação

Formar e educar para a comunicação, com o objetivo de levar a Boa Nova a todos. Esse é o objetivo do novo projeto da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Igreja no Brasil, discutido em Brasília.

Coordenadores da Pascom dos 17 regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) reuniram-se entre domingo e terça-feira, no Centro Cultural de Brasília (CCB), para elaborar um planejamento da Pastoral da Comunicação que integrasse as ações nesse campo.

A Irmã Élide Fogolari, assessora do Setor Comunicação Social da CNBB, afirmou a Zenit que o objetivo do encontro foi justamente elaborar um projeto nacional da Pastoral que abrangesse os meios e processos de comunicação da Igreja no Brasil.

«Estamos conscientes de que a comunicação da Igreja no Brasil não está articulada. O documento que estamos elaborando vai propor ações, estratégias de articulação. Tenho certeza de que isso renderá muitos frutos», disse a religiosa.

Trata-se de uma estratégia de «formação e educação para a comunicação», enfatizando «os meios e os processos de comunicação da Igreja no Brasil, isso no meio da cultura gerada pelas novas tecnologias». Tudo isso «para anunciar a Boa Nova a todos», explicou.

A Pascom se organiza a partir do escritório central na CNBB. Dali se articulam as iniciativas com os 17 regionais do organismo episcopal. Por sua vez, os regionais se coordenam com as dioceses e assim com as paróquias e comunidades.

O planejamento estruturado no encontro nacional da Pascom contempla o objetivo geral da Pastoral, os objetivos específicos e ações comuns a serem desenvolvidas nos próximos anos.

O documento está sendo redigido. Na primeira quinzena de dezembro, chegará aos bispos referenciais dessa Pastoral no Brasil. Depois se estudará sua publicação ao público geral.

Ontem, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, ao presidir à missa no contexto do encontro, fez referência à comunicação no Brasil.

«A Igreja ainda hoje tem um lugar de prestígio na sociedade, mas frente às grandes empresas de comunicação somos como Zaqueu, pequenos.»

«Devemos imitá-lo e não temer o ridículo subindo em árvores, se assim for necessário para alcançar nosso objetivo», disse o bispo, segundo informa a CNBB.

Acompanhou o evento, que reuniu 30 pessoas, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, Dom Orani João Tempesta, arcebispo de Belém.


Fonte: Zenit

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