Secretário da CNBB apresenta material da próxima Campanha da Fraternidade

Fraternidade e Segurança Pública. Este é o tema da próxima Campanha da Fraternidade da CNBB, que só começará na Quarta-feira de Cinzas do ano que vem, mas os materiais já estão publicados e foram apresentados nesta quinta-feira, 7, na abertura da 6ª ExpoCatólica, em São Paulo. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, presidiu o ato de lançamento do material, que contou com a presença do cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e do ministro da Justiça, Tarso Genro, além de outras autoridades.

“A Campanha da Fraternidade é um verdadeiro movimento de base, cujas estruturas envolvem toda a capilaridade da Igreja”, explicou dom Dimas. “A Campanha tem 47 anos de história e representa a articulação da Igreja na busca dos valores que defende enquanto parte da sociedade civil e responsável pela melhoria das condições sociais”.

O ministro Tarso Genro cumprimentou a Conferência dos Bispos pela escolha do tema e ressaltou a necessidade da sociedade civil participar dos grandes temas das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado. Genro ressaltou que, para garantir a paz social, as medidas de segurança exigem “ações mais amplas e não apenas de natureza policial, passando pela inclusão social e desenvolvimento de políticas públicas para melhoria das condições de vida”.

O cardeal de São Paulo destacou a importância da paz e da justiça na convivência humana. “A valorização da vida e a proteção dos direitos fundamentais são modelo de conduta cristã que deve contribuir para a melhoria da sociedade”, afirmou dom Odilo.

Com o material da CF publicado, começa a preparação das lideranças que animarão a Campanha nas dioceses, paróquias e comunidades, durante a Quaresma de 2009. Publicado pela primeira vez pelas Edições CNBB, o material será comercializado também pelas livrarias católicas.


Fonte: CNBBNE2

1 comentários:

Feizi disse...

Olá!

Quero lhes convidar a conhecerem o blog que criamos para oferecer subsídios e reflexões em torno da Campanha da Fraternidade 2009.

Escolas, grupos e comunidades que desejam se mobilizar em prol do lema "A paz é fruto da justiça" encontrarão nesse blog diversos materiais de apoio sobre CULTURA DA PAZ, PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, SEGURANÇA PÚBLICA e EDUCAÇÃO PARA A PAZ.

Vamos debater as condições necessárias para a construção de uma Cultura de Paz, ou seja, uma cultura fundamentada na valorização da diversidade, na resolução pacífica de conflitos, no respeito mútuo, na cooperação, no diálogo inter-religioso e na unidade da humanidade.

www.campanhadafraternidade.blogspot.com

Lembre-se de deixar o seu comentário, sugestão, crítica...

Conto com a sua valiosa ajuda para divulgar essa iniciativa em prol da Paz!!! Obrigado!

Um abraço fraterno.