Procissão luminosa cruzou as ruas de Belém
BELÉM, quarta-feira, 14 de maio de 2008 (ZENIT.org).- Cerca de 100 mil fiéis participaram na noite dessa terça-feira de uma procissão pelas ruas de Belém (Pará, norte do Brasil) em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
No dia se celebravam os 91 anos das aparições da Virgem aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, na Cova da Iria (Portugal).
Em Belém, a festividade, que já é considerada tradicional, acontece há 15 anos, sendo que o número de fiéis que participam da celebração só aumenta a cada edição.
Este ano, foram 100 mil. Em 2007, 70 mil fiéis haviam participado. A procissão luminosa é considerada uma das mais belas realizadas pela arquidiocese de Belém.
De acordo com o jornal «O Liberal», de Belém, após 12 dias de festa, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima promove a Procissão das Velas, considerada o ponto alto da festividade em homenagem à padroeira.
A romaria, que teve como tema este ano «Maria, ajuda-nos a defender a vida», percorreu diferentes ruas no entorno da paróquia e retornou à igreja cerca de duas horas depois.
O pároco da igreja de Fátima, padre Antônio Oliveira, recordou que a procissão é realizada desde 2005 nesta data para coincidir com as festividades em Portugal.
Segundo o pároco, a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Fátima já é considerada a terceira maior de Belém, só perdendo para a Trasladação e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
«A festividade cresce a cada ano. Antes estava restrita ao bairro do Marco e Fátima. Hoje, com mais de três quilômetros de percurso, atinge toda a população de Belém, que não mede esforços para prestar homenagens à padroeira», disse ao periódico.
Antes da Procissão das Velas, o arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, celebrou uma missa solene no Santuário de Fátima.
Homenagens ao grande mestre
Há 4 meses
0 comentários:
Postar um comentário