Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece em maio no Brasil

BRASÍLIA, quinta-feira, 17 de abril de 2008 (ZENIT.org).- A Igreja no Brasil celebrará a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do dia 4 a 11 de maio, sob o lema «Orai sem cessar».
A iniciativa fora celebrada em âmbito mundial no final de janeiro e agora acontece em âmbito local, com organização do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).

Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o ponto alto do evento acontecerá no dia 7 de maio, na catedral metropolitana de Brasília, com uma celebração especial em Ação de Graças pelo Centenário da Semana de Oração.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e arcebispo de Montes Claros (Minas Gerais), Dom José Alberto Moura, recordou a trajetória da iniciativa.

«Há 30 anos o evento é realizado de forma mais organizada e intensa, inclusive em diversas paróquias do Brasil e do mundo envolvendo as igrejas evangélicas pertencentes ao Conic», destacou.

Para Dom Moura «o evento significa um esforço de compreensão e respeito entre as igrejas cristãs, uma tentativa de buscar a unidade dos cristãos como Jesus Cristo queria ‘um só rebanho e um só pastor’, no esforço de confiança em Deus».

O arcebispo considera que, apesar das barreiras que separam as várias denominações cristãs, existem pontos comuns que ajudam na aproximação. Para ele, «são esses pontos que possibilitam o estreitamento entre as denominações», dando como exemplo encontros e iniciativas de oração.

Para motivar a semana, o Conic preparou um subsídio que faz um resgate histórico ao centenário da Semana e auxilia nas questões práticas de como fazer o evento acontecer nas comunidades religiosas, escolas, universidades, famílias.

O Conic abrange seis igrejas cristãs: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida.

Seus objetivos são, entre outros: estudar e refletir sobre questões teológicas e outras que se constituam relevantes para a unidade e a missão da Igreja, nomeadamente os resultados dos diálogos interconfessionais; propiciar reflexão e tomada de posição comuns perante a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus.

A entidade também empenha-se na promoção da dignidade, dos direitos e deveres da pessoa humana, criada à imagem de Deus, em busca e a serviço do amor, da justiça e da paz; desenvolve linhas comuns de ação e favorece o relacionamento com entidades congêneres, nacionais e internacionais.


Fonte: Zenit

0 comentários: