Papa acrescenta a sua viagem aos EUA dois encontros com representantes judeus

Por ocasião da Páscoa judaica

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 4 de abril de 2008 (ZENIT.org).- O Pe. Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, confirmou que a visita de Bento XVI aos Estados Unidos, de 15 a 20 de abril, incluirá dois encontros adicionais com representantes da comunidade judaica.
O porta-voz vaticano confirmou informações publicadas pela Conferência episcopal norte-americana. Os detalhes das duas visitas são motivo de apreço e convivência com motivo da Páscoa judaica, que começa em 19 de abril.

No dia 17 de abril, o Papa se encontrará com duzentos líderes de várias religiões no Centro Cultural João Paulo II de Washington. No encontro, estarão representantes das comunidades judaica, muçulmana, budista e hindu.

Ao concluir o ato, o Papa se reunirá com representantes religiosos da comunidade judaica, para «felicitá-los pela festa da Páscoa», explicou Dom David Malloy, coordenador da visita e secretário-geral da Conferência episcopal.

No dia seguinte, o Papa viajará para Nova York. À tarde, no caminho para um encontro de oração com líderes cristãos, visitará durante 20 minutos a Sinagoga de Park East, que se encontra junto à residência do observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, onde o Santo Padre se hospedará.

«Com sua visita pessoal e informal, que não faz parte do programa oficial, Sua Santidade deseja expressar seus melhores desejos à comunidade local, que se prepara para a Páscoa», explicou Dom Malloy.

Esta sexta-feira, a Santa Sé publicou uma declaração na qual confirma o compromisso do Papa em avançar no diálogo com o povo judeu empreendido pelo Concílio Vaticano II, em 1965, desmentindo interpretações suscitadas pela oração da Sexta-Feira Santa pelos judeus proposta a comunidades que seguem o missal precedente àquela reunião dos bispos católicos do mundo.


Fonte: Zenit

0 comentários: