SÃO PAULO, domingo, 13 de abril de 2008 (ZENIT.org).- O episcopado brasileiro expressou sua solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram a Região Nordeste do país recentemente.
Foram afetados, de maneira especial, os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com mais de 400 mil pessoas atingidas.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) difundiu nota na quinta-feira passada para afirmar que, «solidários com nossos irmãos e irmãs, convocamos a sociedade em geral para se empenhar em favor das famílias que perderam seus entes queridos, moradias, plantios e rebanhos».
Na missa de encerramento da 46ª Assembléia Geral do organismo episcopal, essa sexta-feira, os cerca de 300 bispos reunidos fizeram uma coleta especial entre eles como forma de solidariedade particular às vítimas das chuvas.
De acordo com a nota, os bispos urgem «uma atenção especial e imediata, que entendemos ser de responsabilidade, primeiramente, do Estado, com políticas estruturais, tais como as de convivência com o semi-árido, na perspectiva de um desenvolvimento local sustentável».
«Ante esse quadro de sofrimento coletivo, nossa sensibilidade pastoral se manifesta “também na caridade que em qualquer lugar anima gestos, obras e caminhos de solidariedade para com os mais necessitados e desamparados” (Documento de Aparecida, n. 7)»
A CNBB, através da Cáritas Brasileira, já se colocou à disposição para contribuir na organização de iniciativas de solidariedade, somando com as já existentes, favorecendo ações estruturantes e de protagonismo das pessoas, em situação de emergência.
«Que o Deus da vida conceda força e coragem às famílias e nos conserve unidos na esperança, no amor, na fé e na solidariedade», encerra a nota.
Fonte: Zenit
Homenagens ao grande mestre
Há 4 meses
0 comentários:
Postar um comentário